13/06/2023 às 18:06, atualizado em 13/06/2023 às 18:56

Encontro promove aprendizado de boas práticas na alimentação escolar

Evento da Secretaria de Educação reuniu cerca de 700 profissionais da área para debater a integração da merenda escolar aos hábitos saudáveis na primeira infância

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Uma alimentação escolar saudável na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Ao buscar o aprimoramento do tema, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu um encontro formativo nesta terça-feira (13), no Museu Nacional da República, para profissionais da educação infantil.

O evento contou com cerca de 700 representantes vinculados à SEEDF, entre chefes de Unidades de Educação Básica, nutricionistas das Coordenações Regionais de Ensino, bem como representantes de instituições parceiras. O objetivo do encontro foi aprimorar a alimentação escolar na primeira infância. Para ajudar nessa missão, as áreas técnica e pedagógica uniram diversas informações sobre a temática para instruir os participantes.

“Hoje existe uma integração da área técnica da alimentação e da área pedagógica para atendimento da educação infantil. Temos a área técnica de nutrição que aborda o planejamento dessa oferta de alimentação na educação infantil; e temos a parte pedagógica, apresentando a alimentação como uma forma desenvolvimento escolar, cognitivo e comportamental”, explica Stela Nasser, diretora de Alimentação Escolar da SEEDF.

Stela Nasser, diretora de Alimentação Escolar da SEEDF, ao lado da diretora da Educação Infantil da pasta, Beatriz Oliveira Costa, participaram do encontro | Foto: Mary Leal/SEEDF

A diretora da Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Beatriz Oliveira Costa, ressaltou a importância do evento para melhorar a alimentação escolar na primeira infância: “O momento da alimentação é uma das rotinas mais importantes para o desenvolvimento da criança, nós resolvemos reunir esses dois profissionais (nutricionistas e educadores) para que, nas escolas, juntos, possam fazer da alimentação um momento de prazer, assim como de construção de hábitos saudáveis, propiciando às crianças o prazer de experimentar e conhecer todos os alimentos”.

[Olho texto=”“A gente quer que o professor aborde o tema sobre alimentação, hábitos alimentares, para que a educação alimentar esteja presente em todas as matérias do currículo”” assinatura=”Juliene de Jesus Moura Santos, nutricionista da Secretaria de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Programa de Alimentação Escolar

A nutricionista da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Juliene de Jesus Moura Santos, esclarece que o Programa de Alimentação Escolar tem dois eixos: o de oferta do alimento e o de educação alimentar e nutricional. A servidora foi uma das formadoras do encontro. Ela apresentou a legislação que ampara o tema e indicou como unir as áreas técnicas e pedagógicas no planejamento escolar.

“Esse último eixo busca a promoção de hábitos alimentares saudáveis, para isso foi feita uma parceria com a Diretoria de Alimentação Infantil, para que as unidades responsáveis por esta etapa trabalhem de maneira interdisciplinar e transversal. A gente quer que o professor aborde o tema sobre alimentação, hábitos alimentares, para que a educação alimentar esteja presente em todas as matérias do currículo”, ressalta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os nutricionistas atuam nas Coordenações Regionais de Ensino (CRE) e são responsáveis por assistir e instruir as unidades vinculadas a cada CRE, levando em consideração as peculiaridades e contexto de cada escola. Já as instituições parceiras têm profissional próprio que atuam com base no que determina a legislação vigente acerca da alimentação escolar e também contam com o apoio da SEEDF para tirar dúvidas e também participam de cursos de formações ofertados pela secretaria.

Cardápio escolar

Os cardápios da alimentação escolar são planejados para atender até 70% das calorias diárias dos estudantes e os alimentos são, na sua maioria, in natura ou minimamente processados. Eles são elaborados por nutricionistas, levando em conta peculiaridades nutricionais, sazonais e regionais e as quantidades necessárias de proteínas, carboidratos, frutas e hortaliças para o desenvolvimento dos estudantes, colaborando para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.