14/06/2023 às 18:07, atualizado em 14/06/2023 às 18:45

Plano Distrital da Juventude será tema de audiências públicas

Representantes de movimentos sociais e estudantis podem se inscrever para participar das conversas, que envolvem eixos temáticos ligados a educação, trabalho e cultura, entre outros

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria da Família e Juventude do DF publicou, nesta terça-feira (13), no Diário Oficial do DF, a data da audiência pública com os representantes dos movimentos sociais para 2 de agosto, às 15h, na sede do órgão, localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Edifício Luiz Carlos Botelho, 5° andar. As inscrições para participação dos representantes estão abertas. Quem não puder comparecer à reunião, poderá contribuir com propostas acessando a consulta pública online.

[Olho texto=”O PDJ será o instrumento de planejamento, gestão, integração, e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A pauta da reunião será o Plano Distrital da Juventude (PDJ), que cumpre um calendário de audiências com diversos setores com representatividade jovem com o intuito de reunir as propostas e metas apresentadas pelos participantes que orientarão as políticas públicas para os jovens nos próximos dez anos.

Sobre o Plano Distrital da Juventude

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O PDJ será o instrumento de planejamento, gestão, integração e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal, dispostos no Estatuto da Juventude do Distrito Federal, instituído pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021, para ser executado pelos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito Federal que atendam esta população com vigência decenal.

Onze eixos temáticos guiarão a formulação do Plano Distrital. Os participantes indicarão metas a serem alcançadas para cada tema abordado nas audiências. São eles:

1. Cidadania, participação social e política e representação juvenil;
2. Educação;
3. Profissionalização, trabalho e renda;
4. Garantia da igualdade;
5. Saúde da juventude;
6. Cultura;
7. Comunicação e liberdade de expressão;
8. Desporto e lazer;
9. Território e mobilidade;
10. Sustentabilidade e meio ambiente;
11. Segurança pública e acesso à Justiça.

Calendário das audiências públicas

Confira o cronograma da primeira etapa das audiências públicas a serem realizadas. Todas as audiências do cronograma abaixo serão realizadas às 15h, na sede da Secretaria da Família e Juventude.

? 28 de junho – Audiência pública com presidentes dos diretórios do Distrito Federal
? 19 de julho – Audiência pública com representantes das juventudes religiosas
? 5 de julho – Audiência pública com alunos dos Centros de Juventude do DF
? 2 de agosto – Audiência pública com representantes dos movimentos sociais de juventude

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude