16/06/2023 às 18:39

Drenagem nas proximidades do Túnel Rei Pelé terá investimento de R$ 4,4 mi

GDF marcou licitação com o objetivo de reforçar sistema no Centro de Taguatinga. Os serviços vão gerar 100 empregos diretos e indiretos

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Governo do Distrito Federal (GDF) marcou para 18 de julho a licitação para contratação de empresa responsável pela construção de reservatório de detenção para ampliar o sistema de drenagem nas proximidades do Túnel Rei Pelé. A lagoa terá capacidade de 5 mil metros cúbicos e conterá dispositivos de entrada e saída, dissipação, contenção e lançamento.

Arte: Ascom SODF em foto do Google Maps

Atualmente, a água captada pelas bocas de lobo da região central de Taguatinga deságua no Córrego do Cortado por lançamento direto, por  meio de dutos dissipadores. Com a lagoa, a água da chuva passará a ser depositada, decantada e, somente depois desse processo, irá para o córrego.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Já existe um sistema de drenagem da região que atende ao túnel. O que vamos fazer é melhorá-lo com as normas atuais da Adasa. Taguatinga não pode ter uma obra moderna como o Túnel Rei Pelé com um sistema de drenagem da década de 70”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

O engenheiro Ricardo Terenzi explica que a construção da lagoa de detenção vai ampliar a capacidade da rede de drenagem e, ainda, melhorar o que já existia, que era o lançamento direto.

“Essa licitação não interfere ou impede em nada o funcionamento do túnel. Atravessamos todo o período de chuvas intensas sem nenhum problema de drenagem na região. Agora, com uma bacia e uma grande caixa que separa o óleo dos carros da água da chuva, vamos reforçar o sistema de drenagem no Centro de Taguatinga, garantindo a preservação do meio ambiente”, afirma.

*Com informações da Secretaria de Obras