16/06/2023 às 15:44, atualizado em 16/06/2023 às 18:54

Feiras do Guará e Central de Ceilândia terão vacinação neste sábado

Ao todo, serão 19 pontos para atendimento da população. Estarão disponíveis imunizantes contra covid-19, gripe e outras doenças

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Locais de grande circulação de pessoas, a Feira do Guará, o Taguatinga Shopping e a Feira Central de Ceilândia terão pontos de vacinação neste sábado (17). Haverá atendimento para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. As equipes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estarão também em outros 16 locais. A lista completa está disponível no site da secretaria, na seção pontos de vacinação.

Para se imunizar, basta levar o documento de identidade e o cartão de vacinação. A imunização contra a gripe é para todas as pessoas com pelo menos seis meses de vida. A partir dessa idade, também já é possível se proteger contra a covid-19. Quem tem mais de 18 anos e já tomou pelo menos duas doses de vacinas contra o coronavírus poderá receber a bivalente, respeitado o intervalo de quatro meses entre as aplicações. Em 23 locais também haverá a oferta dos imunizantes do calendário regular de vacinação, conforme a faixa etária, com doses contra febre amarela, tétano, hepatite, entre outras.

“A nossa feira é um grande ponto de encontro não só dos moradores da cidade, mas de todo o Distrito Federal”, avalia o presidente da Feira do Guará, Cristiano Jales. “Será ainda uma ótima oportunidade de ampliar ainda mais o movimento, o que é excelente para os comerciantes.” O administrador do Guará, Artur Nogueira, reforça: “É determinação do governador Ibaneis Rocha esse esforço de todo o governo para cuidar das pessoas.”

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, lembra que o foco da ação é aumentar a cobertura vacinal: “Estamos presentes em vários espaços do DF com nossas ações externas. Também temos feito uma busca ativa de toda a população. Não podemos permitir que nenhuma doença imunoprevenível volte a ocupar o nosso território”.

Cobertura vacinal contra a covid-19

A SES já aplicou mais de 7,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 no DF | Fotos: Tony Winston/ Agência Saúde

Desde o início da campanha no DF, em janeiro de 2021, a SES já aplicou mais de 7,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo mais de 435 mil da versão bivalente. Cerca de 81,6% da população acima dos seis meses de idade recebeu pelo menos a primeira dose e 78,3% completaram o esquema básico de duas doses.

A distribuição por faixas etárias, porém, é desigual: acima dos 12 anos de idade, pelo menos 80% receberam duas doses de vacinas contra a covid-19. Porém, o índice cai para 54,5% em crianças entre 5 e 11 anos; 14,7% para 3 e 4 anos; e 7% para os bebês de seis meses a 2 anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No caso da dose de reforço, disponível para todos acima de 11 anos de idade, praticamente metade da população (49,2%) não procurou a vacinação até o momento. Mais uma vez, há diferença de coberturas nas faixas etárias: acima dos 80 anos, a dose de reforço foi aplicada em mais de 84% da população. Entre as crianças de 5 a 11 anos, a cobertura da dose de reforço está em 8,2%.

No caso da vacina bivalente, a procura até o momento é de 49,1% para as pessoas com 80 anos ou mais e vai se reduzindo conforme as faixas etárias, chegando a 7% da população de 18 e 19 anos.

O boletim semanal com os dados de vacinação pode ser acessado no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Força-tarefa

A SES se prepara para, em parceria com a Secretaria de Educação, vacinar em escolas do DF

Neste ano, a SES-DF tem reforçado as campanhas para ampliar a cobertura vacinal em Brasília. Além das 100 salas de imunização disponíveis, por meio de ações externas recentes e parcerias com órgãos públicos, apenas em 2023 foram mais de 1,3 milhão de doses aplicadas. A soma envolve tanto as vacinas previstas no calendário de rotina quanto os imunizantes contra a covid-19 e a gripe (influenza).

O próximo passo será a atuação junto à Secretaria de Educação do DF para levar a vacinação a 698 escolas.

Vacinação contra gripe

De 31 de março a 2 de junho foram aplicadas 572.302 doses da vacina contra gripe no DF, sendo 96,4% na rede pública. Os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde, na seção Influenza (gripe).

*Com informações da SES