16/06/2023 às 19:07, atualizado em 16/06/2023 às 19:27

Frota da Polícia Penal ganha o reforço de viaturas e motocicletas

Os novos carros ajudarão em escoltas de reeducandos dentro e fora do Complexo Penitenciário do DF e em buscas na mata

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O transporte de reeducandos para dentro e fora do Complexo Penitenciário do DF será reforçado. Foi autorizada a aquisição de 22 novas viaturas caracterizadas, modelo camionete Ford Ranger 4×4, com cubículo. Os veículos serão utilizados em escoltas de reeducandos, inclusive na realização de deslocamentos para hospitais, fóruns e outros estabelecimentos.

A novas viaturas operacionais darão suporte às operações e garantirão os recursos necessários para que os policiais penais do DF possam agir de maneira rápida, eficaz e segura, tanto para os condutores quanto para os custodiados.

Motos operacionais

Outra aquisição, que será entregue nos próximos 180 dias, é de 8 motocicletas da marca Honda, modelo CB 650R, categoria Naked, e 7 motocicletas da marca Yamaha Lander 250 que vão compor o aparato operacional da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e auxiliarão nas ações de segurança dentro e fora do sistema prisional. As motos serão utilizadas em rondas, escoltas e em atividades específicas da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), como recapturas de foragidos em terreno de mata.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, kits de proteção para operadores serão adquiridos para garantir segurança ao condutor. Entre os itens, estão dois tipos de capacetes: um para condutor escoltante, com sistema de ventilação frontal superior e inferior com saída de ar traseira, viseira externa em policarbonato, resistente a riscos e antiembaçante com sistema de troca rápida; e outro para ser utilizado durante rondas, com sistema escamoteável, na cor preta, com viseira injetada, resistente a fortes impactos e engate micrométrico.

Fiscalizações

A Seape também adquiriu 17 viaturas modelo Hyundai Creta operacionais para missões de fiscalizações dos reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto com benefício do trabalho externo. Essas viaturas serão entregues nos próximos 90 dias e foram projetadas e equipadas para atender às necessidades específicas desse tipo de monitoramento.

*Com informações da Seape