18/06/2023 às 09:10, atualizado em 18/06/2023 às 09:51

Policiais civis são capacitados para intervenções emergenciais em escolas

Treinamento promovido pela força preparou 80 agentes para lidar com ocorrências em ambientes escolares

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Os policiais civis do Distrito Federal que trabalham com ocorrências estão mais capacitados para emergências em escolas. A força de segurança qualificou 80 agentes da Polícia Civil (PCDF) em um curso de treinamento voltado para intervenções em ambientes escolares.

Curso abordou protocolos voltados às atividades dos policiais convencionais | Foto: Divulgação/PCDF

Ainda em fase embrionária, o projeto foi ministrado pelo Departamento de Atividades Especiais (Depate) – responsável por dar apoio tático, operacional e logístico nas operações desenvolvidas por todas as unidades da PCDF –, por intermédio da Divisão de Operações Especiais (DOE).

[Olho texto=”“É um treinamento para um momento casual; pode ser desde uma diligência, uma viatura passando ou até um pai policial civil que pode estar no local” ” assinatura=”Agente Brandão, diretor adjunto da Divisão de Operações Especiais” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nós havíamos recebido esse treinamento em meados de 2019 pelo FBI [Departamento Federal de Investigação dos EUA] em Brasília”, conta o diretor-adjunto da DOE, agente Brandão. “À época, foi voltado para os operadores da Divisão Especial. Só que, quando tomamos conhecimento da doutrina, percebemos que o direcionamento é muito mais aplicável ao policial convencional, do dia a dia.”

Foram formadas quatro turmas, com o total de 80 policiais. O treinamento teve carga horária de oito horas, com parte teórica e prática. “Na parte teórica, abordamos toda a conceituação, a dinâmica e as nuances da temática; a parte prática enfatizou os protocolos voltados à atividade policial, com a intervenção emergencial que a natureza da ocorrência exige e ainda entramos com parte de atendimento pré-hospitalar”, explica o diretor.

Na prática

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A expectativa é que os policiais possam utilizar os conhecimentos quando houver necessidade de diligência dos agentes por estarem com uma viatura próxima ao local da ocorrência, ou ainda em situações à paisana. Na maioria das vezes, as situações são atendidas primeiramente pela Polícia Militar.

“É um treinamento para um momento casual; pode ser desde uma diligência, uma viatura passando ou até um pai policial civil que pode estar no local”, detalha o agente Brandão. “Com o curso, eles terão o mínimo de condição para atuar dentro desse cenário mesmo com várias forças presentes no local.”

O objetivo é continuar com os treinamentos para que o aprendizado seja difundido entre o maior número de policiais civis. “Além disso, estamos sendo demandados para ministrar o treinamento para outras forças policiais: polícias Militar, Federal e Rodoviária, inclusive em outros estados”, informa o agente.

Policiais civis são capacitados para intervenções emergenciais em escolas