19/06/2023 às 20:52

Começa no dia 27 a 7ª Semana de Controle da CGDF

Encontro reunirá servidores no auditório da CLDF, com transmissão pela TV Controladoria DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Entre os dias 27 e 29 deste mês, servidores públicos da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e de órgãos distritais e federais poderão participar da 7ª Semana de Controle da CGDF,  promovida pela Controladoria-Geral do DF. O tema deste ano é Novos Desafios do Controle. As inscrições vão até sexta-feira (23).

“A Semana de Controle da CGDF é um evento que vem, anualmente, para agregar informações e inovações na área do controle, tanto para os servidores do Distrito Federal quanto para aqueles que atuam nas esferas federal, estadual e municipal”, explica o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima. “Este ano, teremos uma programação voltada para os desafios que temos nesta área, com a entrada em vigor de novas legislações e buscando formas de facilitar a visualização das informações do governo para o cidadão.”

Inscrições para o encontro podem ser feitas até sexta-feira (23) | Foto: Divulgação/CGDF

No primeiro dia, cada gestor vai expor os desafios e as novas perspectivas das áreas de atuação da CGDF. Serão abordados temas como correição, governança e compliance, transparência e controle social, controle interno, tecnologia e atendimento nas ouvidorias, com as principais mudanças e desafios em cada uma dessas áreas.

Ainda no primeiro dia, o analista legislativo do Senado Federal Victor Amorim fará a palestra Desafio da governança nas contratações públicas, que vai abordar os aspectos conceituais sobre governança na nova Lei de Licitações e Contratos, e apresentar o Portal Nacional de Compras Públicas como ferramenta

Desafios da Ouvidoria

“O desafio de melhorar serviços usando informações de ouvidoria” é o tema da palestra do diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviço Público da Ouvidoria-Geral da União, Rodrigo Lofrano. Ele vai compartilhar sua experiência na área de gestão de serviços, apontando caminhos para o desafio da transformação.

Outra palestra de destaque será Transparência by design, tema apresentado pela analista de integridade e governança pública da Transparência Internacional Brasil Amanda Faria Lima. Ela falará sobre a transparência como requisito fundamental em todas as fases da elaboração de políticas públicas, projetos, processos e sistemas. 

Por sua vez, o auditor de controle externo do TCU, Rui Ribeiro, vai falar sobre a utilização da inteligência artificial para a seleção de atos de aposentadoria e de pensão que são relevantes e podem gerar prejuízos aos cofres públicos.

Durante a Semana de Controle, será possível também compartilhar da programação do Inova Controle, espaço reservado para apresentação de ideias inovadoras que possam contribuir de alguma forma com o desempenho das atividades na administração pública. No ano passado, as novidades do Inova foram o portal Participa DF e o robô Iza, que auxilia o cidadão do DF a fazer registros de ouvidoria.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nova Lei de Licitações

Aplicação prática da nova Lei de Licitações e Contratos no Controle Interno será o tema da palestra do diretor do Departamento de Controle Interno da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Lúcio Carlos de Pinho Filho.

A Lei nº 14.133/2021, também conhecida como Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), traz um grande conjunto de alterações com relação à Lei nº 8.666/1993, impactando diretamente os fluxos, procedimentos, equipes e autoridades vinculadas às contratações públicas processadas a partir da nova disciplina jurídica. As mudanças também dizem respeito ao controle administrativo.

Para encerrar o evento, a procuradora da Fazenda Nacional e assessora da Presidência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Vládia Pompeu Silva, fará a palestra Os novos desafios do controle aplicados à Corregedoria. Serão apresentados os avanços alcançados nas corregedorias, como o aprofundamento e o amadurecimento dos trabalhos preventivos e de investigação. Além disso, será abordada a necessidade de gestão correcional, a capacitação de servidores e a produção de material que auxilie nos trabalhos.

O encontro será nos dias 27, 28 e 29 de junho, sempre das 14h às 18h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – Zona Cívico-Administrativa, Quadra 2, Lote 5, Brasília – DF, com transmissão ao vivo pela TV Controladoria DF, no YouTube.

Confira a programação completa.

Serviço

7ª Semana de Controle da CGDF

? Data: de 27 a 29 deste mês, 14h às 18h.
? Local: auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, Zona Cívico-Administrativa.
? Inscrições neste link.
 

 *Com informações da CGDF