19/06/2023 às 11:23, atualizado em 19/06/2023 às 17:34

QE 44 do Guará recebe 700 toneladas de massa para recapear asfalto

As obras estão sendo feitas em oito ruas da quadra, com investimento de R$ 800 mil

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Havia pouco tempo, a rua em frente à casa de Marizelia Martins, no Conjunto R da QE 44 do Guará, estava toda esburacada. O problema era constante devido ao estado deteriorado do pavimento da pista. “Sempre tinha gente tropeçando ou caindo, sem falar que os buracos arrebentavam os carros da gente”, lembra a aposentada de 64 anos.

Isso tudo ficou no passado. Hoje, ela acompanha da varanda de casa as obras de recapeamento asfáltico que estão sendo feitas em oito ruas da quadra. “Estou achando maravilhosa essa iniciativa de retirar todo o asfalto e colocar um novo. Estou muito satisfeita”, revela Marizelia.

A Novacap fará fresagem e uma nova capa asfáltica nas ruas de cinco conjuntos | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Com investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) de R$ 800 mil, os trabalhos abrangem os conjuntos R/S, Q/R, S/T, P e S/U. Os serviços consistem na fresagem, que é o processo de raspagem do asfalto, e na aplicação de uma nova capa asfáltica. Serão utilizadas 700 toneladas de massa asfáltica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“São 6.750 metros quadrados de recuperação asfáltica, o que equivale a 1 km. Estamos fresando e colocando uma capa nova”, explica a engenheira civil e chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Juliane Fortes.

Marizelia Martins: Sempre tinha gente tropeçando ou caindo, sem falar que os buracos arrebentavam os carros da gente”

O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, conta que a substituição do pavimento era um pedido dos moradores da quadra. “É uma quadra muito antiga e, por isso, tem muito buraco. Não cabia mais tapar buracos, tinha que ser asfalto novo e estamos trabalhando para isso”, afirma.

Os trabalhos contam com 25 funcionários, além de um maquinário com uma vibroacabadora, um rolo de pneus, um rolo liso, cinco caminhões basculantes e uma fresadora de asfalto.

QE 40 do Guará recebe 700 toneladas de massa para recapear asfalto