19/06/2023 às 18:50, atualizado em 19/06/2023 às 20:34

Redes de drenagem do Gama são recuperadas

‌Equipe do GDF Presente também colaborou com a construção de quebra-molas na cidade

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Mal começou a época da seca e a rede de drenagem do Gama já está sendo preparada para a próxima temporada de chuvas. A Novacap, em parceria com o GDF Presente e a administração regional da cidade, recuperou cerca de 30 m de galeria de águas pluviais na Quadra 13 do Setor Sul. Além disso, a área ganhou novas bocas de lobo para aumentar o escoamento.

Os trabalhos para a recuperação da rede de drenagem incluíram, além dos canais de escoamento, a reconstrução de dois poços de visita | Foto: Divulgação/GDF Presente

?Os trabalhos na rede de drenagem começaram há um mês. Cerca de 15 profissionais detectaram os pontos danificados pela erosão do solo e, com a ajuda de equipamentos pesados como pás mecânicas e retroescavadeiras, recuperaram as galerias. Assessor técnico da diretoria de Urbanização da Novacap, Abrão Moreira conta que, além dos canais de escoamento, dois poços de visita precisaram ser reconstruídos.

“Também ampliamos o número de bocas de lobo para melhorar o escoamento. A Quadra 13 é conhecida por receber um grande volume de água no período da chuva. Então, aumentamos de um para seis o número de bueiros”, afirmou Abrão. “Devemos finalizar os serviços referentes à drenagem até o final desta semana”, completou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Outro serviço que deve ser concluído até a próxima sexta-feira (23) é a implantação e pintura de quebra-molas nas ruas dos Pinheiros e dos Buritis, no Bairro da Ponte Alta. De acordo com a administradora do Gama, Joseane Araújo, a medida trará mais segurança para pedestres e motoristas da região.

?“O pessoal costumava andar em alta velocidade por essas vias. Por isso, solicitamos ao Detran [Departamento de Trânsito do Distrito Federal] a construção de novas lombadas”, explicou Joseane. “Os quebra-molas que existiam também estão sendo pintados para que fiquem mais visíveis.”

Veja no vídeo abaixo outras ações do GDF Presente nesta segunda-feira