21/06/2023 às 18:59, atualizado em 21/06/2023 às 19:16

Estudantes participam de aula ambiental no Parque Riacho Fundo

Ação com alunos de escola de Taguatinga foi realizada por agentes de unidades de conservação do Brasília Ambiental com o objetivo de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Cerca de 100 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Sesi Taguatinga participaram, na manhã desta quarta-feira (21), de palestra sobre as plantas do Cerrado, no Parque Ecológico Riacho Fundo. A ação foi promovida pelos agentes de unidades de conservação do Instituto Brasília Ambiental, com o objetivo de complementar na prática os conteúdos aplicados em sala de aula e falar da importância da flora para o meio ambiente.

Os cerca de 100 alunos da Escola Sesi Taguatinga aproveitaram a ocasião para, após a palestra, realizarem uma trilha ecológica guiada pelos servidores lotados no Parque Ecológico Riacho Fundo, onde puderam observar as peculiaridades das espécies arbóreas do Cerrado | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Parque Ecológico Riacho Fundo foi eleito para sediar essa visita pedagógica por ser a única unidade de conservação (UC) do Distrito Federal a contar com um viveiro de mudas sustentável, a partir da reutilização de materiais recicláveis com apoio da comunidade. Com base nesse aspecto, o biólogo especialista em botânica e assessor técnico de unidades de conservação, Marcos Cunha – que ministrou a aula técnica –, enfatiza a realização de projetos que propiciem relação de pertencimento com a natureza.

“Além de apresentar as árvores do Cerrado, suas características e as interferências de espécies exóticas invasoras nas unidades de conservação, é extremamente importante trazermos os alunos para conhecerem um parque ecológico, para que entendam como funciona e, inclusive, saberem que é uma área na qual podem vir, não só com a escola, mas sempre que quiserem, para contemplarem a natureza. E, com isso, formamos aliados para a proteção do meio ambiente”, destacou o assessor do Brasília Ambiental.

A professora de ciências da natureza Edlaine Ferreira destacou o propósito da saída pedagógica. “Hoje viemos com a intenção de consolidar os estudos de sala de aula já que a turma está aprendendo sobre os grupos vegetais e, também, para desenvolver neles o espírito de consciência crítica relacionado ao meio ambiente”, comentou a profissional da Escola Sesi Taguatinga.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Já o estudante Ryan Gabriel Cardoso elogiou o projeto por proporcionar aos alunos que se familiarizem e conheçam mais sobre as plantas além dos livros. “Está sendo uma experiência muito boa por podermos ver as plantas a olho nu e obtermos mais informações com pessoas que são especialistas na área. Nunca havia participado de uma atividade nesses moldes e está sendo algo bem inovador. Assim conseguimos ter muito mais conhecimento sobre o nosso Cerrado”, concluiu o aluno de 13 anos.

Ao final da palestra foi realizada, ainda, uma trilha ecológica guiada pelos servidores lotados no Parque Ecológico Riacho Fundo para que os estudantes pudessem observar as peculiaridades das espécies arbóreas do Cerrado.

*Com informações do Brasília Ambiental