27/06/2023 às 17:23

Escola Distrital de Socioeducação completa um ano de formação

Servidores da carreira socioeducativa participam de cursos. Já são mais de 900 pessoas capacitadas nesse período

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O dia 27 de junho representa um marco na formação continuada para agentes, especialistas, técnicos e demais servidores envolvidos no atendimento socioeducativo. Nesta terça-feira, a Escola Distrital de Socioeducação (EDS) completa um ano de fundação com mais de 900 profissionais capacitados e 26 cursos ministrados.

[Olho texto=”“A Escola foi uma conquista para os servidores da Sejus que atuam diretamente no socioeducativo. É um ambiente que proporciona constante formação e aperfeiçoamento profissional, o que resulta em um atendimento de ainda mais qualidade para os jovens que cumprem medida socioeducativa”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

A escola foi instituída pelo Decreto nº 43.483/2022 e está vinculada à Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O objetivo é promover a formação inicial e continuada dos servidores da carreira socioeducativa, além de garantir a pesquisa, produção científica, estudo e aperfeiçoamento profissional de servidores e parceiros da socioeducação.

“A Escola foi uma conquista para os servidores da Sejus que atuam diretamente no socioeducativo. É um ambiente que proporciona constante formação e aperfeiçoamento profissional, o que resulta em um atendimento de ainda mais qualidade para os jovens que cumprem medida socioeducativa”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Os cursos da Escola são pautados por valores ligados à cidadania e aos direitos humanos. O objetivo é a constante evolução de servidores e atores da socioeducação para a efetivação das políticas de atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Os conteúdos ministrados sempre estão em conformidade com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes, explica que “a Escola Distrital de Socioeducação é a efetivação de uma demanda histórica dos profissionais e que se tornou uma realidade vívida e de grande relevância no contexto da qualificação técnica, teórica, prática e operacional do trabalho, que é desafiador e complexo.”

O objetivo dos cursos promovidos pela EDS é a constante evolução de servidores e atores da socioeducação para a efetivação das políticas de atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas | Foto: Divulgação/Ascom Sejus-DF

Crescimento profissional

Ao longo desses primeiros 12 meses, a Escola Distrital de Socioeducação (EDS) disponibilizou cursos voltados para educação, saúde, assistência, segurança protetiva, entre outros temas. Na quarta-feira (28), será finalizado o curso Participação Juvenil e Socieducação: construindo novas possibilidades, com o objetivo de promover discussão teórica e prática sobre participação juvenil.

“A educação é o melhor caminho para a emancipação do indivíduo. É ela que oferece oportunidades para que cada um possa desenvolver suas potencialidades. A Escola Distrital de Socioeducação representa uma grande conquista, uma vez que contribui para a formação continuada dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo, fomentando valores para a garantia de direitos e para a proteção dos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas”, frisa Paula Ribeiro, diretora da Escola Distrital de Socioeducação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cursos previstos para o segundo semestre
– Programa de Formação de Gestores
– Gestão de Equipes: habilidades sociais e gestão das emoções no trabalho
– Gestão de recursos financeiros: aquisições e contratações
– Elaboração e Gestão de Projetos de Intervenção Socioeducativa
– Formação de Formadores: recrutamento e banco de instrutores
– Socioeducação baseada em Evidências
– Socioeducação como meio de Responsabilização e Emancipação de Adolescentes
– Curso de Imobilização exclusivo para unidade feminina (ITDP)
– Curso de Imobilização e Defesa Pessoal (ITDP) – Nível 1
– Curso de Imobilização e Defesa Pessoal (ITDP) – Nível 2
– Bem-estar e Saúde no Trabalho Socioeducativo
– Integridade em Pauta: “Estratégias de Prevenção de Atos Infracionais”

Informações sobre as datas
– Whatsapp: 98314-0505
– Telefone fixo: 2244-1324
– E-mail – eds@sejus.df.gov.br

*Com informações da Sejus-DF