27/06/2023 às 08:19

Passageiros de nove regiões ganham mais conforto para aguardar ônibus

Cerca de 700 abrigos passaram por reforma no Sudoeste, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, asas Sul e Norte e lagos Sul e Norte

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Os usuários de transporte público de nove regiões administrativas do Distrito Federal ganharam estruturas renovadas para se abrigar do sol e da chuva. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em parceria com a empresa JC Decaux, reformou aproximadamente 700 abrigos para passageiros de ônibus.

Entre os serviços que deram aspecto de novo aos mobiliários urbanos estão pintura, impermeabilização de lajes, reforma de tetos e substituição de peças. As regiões administrativas beneficiadas foram Sudoeste, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte.

Os abrigos de ônibus foram feitos em base de metal e vidro, com estruturas seguras, modernas e funcionais, sem custo para o GDF | Foto: Divulgação/Semob

O servidor da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) que executa o contrato dos abrigos, José Xavier, afirma que outras áreas da cidade também serão atendidas. “No segundo semestre, atenderemos Ceilândia, Gama, Cruzeiro, Noroeste e Águas Claras”, detalha.

Ainda em 2023, a parceria do GDF com a empresa JC Decaux também possibilitou a implantação de 379 abrigos novos por todo o Distrito Federal. Os pontos foram construídos em base de metal e vidro, com estruturas seguras, modernas e funcionais. Não houve custo para o governo.

A escolha dos pontos para instalação leva em consideração as solicitações dos usuários feitas por meio da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal e também os estudos de demanda realizados pelos técnicos da Semob. O Distrito Federal conta com 4.400 paradas de ônibus com abrigos. A população pode solicitar novas estruturas ligando no 162 ou acessando o site ParticipaDF.

*Com informações da Semob