28/06/2023 às 15:13, atualizado em 29/06/2023 às 11:02

GDF inova com lançamento de podcast para facilitar acesso à informação

Governo sai na frente utilizando inteligência artificial no atendimento de Ouvidoria

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Durante a abertura da 7ª Semana de Controle da CGDF, nessa terça-feira (27), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou o Controlcast, um podcast para falar sobre temas de interesse das controladorias do país e da população. Os episódios ficarão disponíveis, gratuitamente, no Spotify, no YouTube e no Soundcloud.

Podcast facilita o acesso às informações do governo | Foto: Divulgação/CGDF

Foi levada em consideração a praticidade do podcast, que pode ser escutado enquanto a pessoa desempenha outras atividades. De acordo com estudos do DataReportal 2023, o Brasil é atualmente o país que mais consome esse tipo de conteúdo no mundo, com 42,9% dos usuários de internet. 

O controlador-geral do DF, Daniel Lima, explica que a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso do cidadão às informações. “Se pegarmos todas as grandes entregas da CGDF, independentemente da área, todas estão ligadas a dar acesso e melhorar o entendimento para o cidadão”, afirma. “Ele precisa saber o que fazemos, como fazemos e para onde estamos olhando. Afinal, é pela população que existimos e trabalhamos”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Episódio 1

Com o tema Inteligência artificial e seu papel no atendimento ao cidadão, o primeiro episódio do Controlcast foi disponibilizado nas plataformas de áudio para os participantes do evento da CGDF, que segue até esta quinta-feira (29). O podcast é apresentado pela jornalista da CGDF Rossana Gasparini, que entrevistou representantes da equipe criadora da IZA, a inteligência artificial (IA) aplicada ao atendimento de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) e lançada em dezembro de 2022.

Os convidados da CGDF para o primeiro episódio foram o subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Guilherme Modesto, e o diretor de Ciência de Dados, Augusto Nunes. Eles explicaram como funciona o atendimento da IZA e falaram sobre os benefícios que essa ferramenta trouxe à população – como a diminuição de 1/3 do tempo médio de registro do cidadão na Ouvidoria.

Acesse o episódio completo abaixo:

*Com informações da Controladoria-Geral do DF