28/06/2023 às 20:50

Parceria contribui na construção de novos hospitais do DF

Novacap e Exército Brasileiro trocaram experiências de engenharia e conhecimento técnico nesta quarta-feira (28)

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro se reuniram, na manhã desta quarta-feira (28), para trocar experiências de engenharia e conhecimento técnico, como forma de contribuir na construção de quatro novos hospitais para a população do Distrito Federal, missão dada pelo governador Ibaneis Rocha à Novacap.

Novacap e Exército Brasileiro se reuniram na manhã desta quarta-feira (28): intercâmbio de informações | Foto: Marcela de Oliveira/Divulgação

O general Anisio David de Oliveira Junior, chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, recebeu o presidente da Novacap, Fernando Leite, e a coordenadora do Grupo de Trabalho para Construção de Unidades Hospitalares do DF, Maruska Holanda, que ministrou uma apresentação sobre as ações operacionais e administrativas na implantação do novo Hospital do Recanto das Emas, já em processo de licitação.

“O intercâmbio de informações entre Novacap e DEC tem sido fundamental. Colhemos ensinamentos que vão abreviar caminhos nas construções. Essa nova metodologia apresenta resultados que são inovações para construções complexas, e nós que temos a população militar aumentando, precisamos trazer estes conhecimentos para o hospital que está em construção”, disse o general David.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o presidente da Novacap, essa união rendeu muitos frutos. “Os anseios do Governo do Distrito Federal e do Exército são similares, a busca por soluções de engenharia, construções com baixo custo e prazos reduzidos. É muito rica essa troca de experiências”, afirmou Leite.

Para o DEC, a Novacap contribui com informações sobre o regime de contratação integrada em uma obra complexa, como um hospital. Para a Novacap, o DEC colabora com ampla experiência de padronização de obras e Building Information Modeling (BIM). “O DEC é tido como referência em órgãos públicos no uso do BIM e, para a nossa equipe, é importante saber até que ponto estamos no caminho certo ou temos que nos adaptar. Experiência é sempre bom incorporar e a Novacap está aberta para essas inovações”, declarou Maruska Holanda.

*Com informações da Novacap