30/06/2023 às 18:53, atualizado em 30/06/2023 às 19:30

Aprovado Calendário Acadêmico da Universidade do Distrito Federal

Datas e demais propostas pedagógicas presentes no documento desenham a dinâmica docente que será apresentada aos novos estudantes no início do 2º semestre letivo

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) publicou no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (30) a resolução nº 13, de 29 de junho de 2023, que aprova o calendário acadêmico para o segundo semestre letivo de 2023 da instituição. A partir do calendário acadêmico são definidas todas as atividades de uma instituição de ensino superior como, por exemplo, a quantidade mínima de dias letivos – determinada pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB.

“O calendário acadêmico é o documento institucional que organiza as atividades acadêmicas da universidade no período de um ano ou semestre letivo. Nele estão estabelecidos os prazos de início e fim de semestre, dias letivos, períodos de matrícula, eventos, recesso, férias e outras informações pertinentes, sempre em conformidade com a legislação educacional vigente”, explica Rosângela Peixoto, chefe da secretaria acadêmica da UnDF.

De acordo com a resolução, as Escolas Superiores de Ciências da Saúde (ESCS), de Gestão (ESG) e de Polícia Civil (ESPC), vinculadas à UnDF, terão, em caráter excepcional, calendários acadêmicos próprios, que serão internamente validados e posteriormente publicados.

Novos estudantes

O edital do primeiro processo seletivo estudantil da UnDF foi publicado em 31 de maio de 2023. Com cerca de oito mil inscritos, a seleção oferece 360 vagas distribuídas em nove cursos superiores: pedagogia, matemática, engenharia de software, sistemas de informação, gestão ambiental, serviço social, produção cultural, gestão pública e gestão de tecnologia da informação.

Cada um dos nove cursos ofertados terá 40 vagas, nos turnos matutino e noturno, para bacharelado, tecnológico e licenciatura. Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Banca de heteroidentificação

Os estudantes que optaram pela reserva de vagas destinadas aos candidatos que se autodeclararam negros ou indígenas estão participando das entrevistas realizadas pela banca de heteroidentificação. De acordo com o edital, a Comissão de Heteroidentificação da UnDF, com base na Portaria Normativa Nº 4/2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, analisará as características fenotípicas dos candidatos autodeclarados negros, presencialmente, de acordo com o calendário publicado pela Universidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No último dia 28, foi publicada a lista com a homologação das inscrições e os novos prazos para apresentação de recursos. Atualmente, os candidatos que optaram pela reserva de vagas participam da etapa de apresentação à Banca de Heteroidentificação da seleção. As dúvidas sobre o processo seletivo estudantil podem ser encaminhadas para a Comissão de Seleção no e-mail selecao@undf.edu.br.

O resultado final do processo seletivo estudantil será divulgado no próximo dia 17, até as 12h, e o início das aulas está previsto para o dia 31 de julho.

*Com informações da UnDF