02/07/2023 às 17:05

Mais uma edição do Dia da Mulher abre o mês

Evento vai oferecer assistência jurídica e psicossocial, além de exames médicos gratuitos para o público feminino

Por Agência Brasília* | Edição; Chico Neto

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove, nesta segunda-feira (3), a terceira edição do projeto mensal Dia da Mulher. O evento será realizado no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte, Edifício Rossi Esplanada Business, Quadra 1, Conjunto G, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), das 8h às 17h. 

Com a participação de órgãos do GDF, ação da Defensoria Pública é realizada sempre na primeira segunda-feira de cada mês | Foto: Divulgação/DPDF

[Olho texto=”“A iniciativa é fundamental para promover o acesso à justiça de mulheres em situação de vulnerabilidade” ” assinatura=”Emmanuela Saboya, subdefensora pública-geral ” esquerda_direita_centro=”direita”]

As senhas serão distribuídas até as 16h, sendo limitadas por tipo de serviço. Ao longo do dia, serão ofertados serviços como assistência jurídica e psicossocial, além de exames médicos gratuitos para o público feminino e coleta de sangue para doação.

A ação é sempre executada na primeira segunda-feira de cada mês, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Saúde (SES), a Fundação Hemocentro de Brasília, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atendimento

“A iniciativa é fundamental para promover o acesso à justiça de mulheres em situação de vulnerabilidade; da mesma maneira, é uma forma muito efetiva de garantir que elas tenham seus direitos básicos assegurados”, explica a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya.

Assim como nas outras edições do projeto, o evento desta segunda-feira oferecerá serviços gratuitos para acolher e levar cidadania. Haverá atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial, exames de DNA, consultas com uma médica da família (apenas no período da manhã) e com profissionais de enfermagem, execução de mamografias e exames citopatológicos, inserção de DIU e serviços odontológicos.

As pessoas que comparecerem também poderão doar sangue por meio de um posto de atendimento da Fundação Hemocentro de Brasília. Além disso, o Senac fará o cadastro no Programa Senac de Gratuidade (PSG), oferecerá serviços de maquiagem (pela tarde) e de corte de cabelo masculino e feminino (no turno da manhã).

A Sedes, por sua vez, prestará serviços socioassistenciais por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Haverá também um ponto de atendimento da Codhab, que atuará na regularização e na inscrição das mulheres em questões habitacionais.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal