03/07/2023 às 13:14, atualizado em 03/07/2023 às 15:30

Cooperação capacita técnicos da Venezuela sobre saneamento no DF

Caesb foi selecionada para participar desse programa devido a fatores como elevados índices de atendimento e experiência em cooperações desse tipo

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu, entre os dias 5 e 30 de junho, a visita de quatro técnicos venezuelanos responsáveis pela reestruturação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Venezuela. A iniciativa faz parte de um acordo estabelecido entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto de Estudios Superiores de Administración (Iesa) e a Caesb, visando contribuir para a capacitação da delegação venezuelana.

Técnicos da Venezuela discutiram, com a equipe da Caesb, temas como planejamento, regulação, práticas comerciais e esgotamento condominial | Foto: Divulgação/Caesb

A Caesb foi selecionada para participar desse programa devido aos seus elevados índices de atendimento, infraestrutura diversificada em tecnologias de operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de sua vasta experiência em cooperações desse tipo, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Durante a primeira semana, entre os dias 5 e 9 de junho, os técnicos tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas a planejamento, regulação, meio ambiente, práticas comerciais, esgotamento condominial e comunicação na sede da Caesb.

Para o engenheiro industrial Ysaac Pérez, um dos integrantes da missão, o elemento mais importante da visita foi o capital humano encontrado. “A Caesb é uma grande família formada por homens e mulheres que sentem paixão pelo que fazem e que sem dúvida agregam valor a cada um dos processos. Uma das experiências da Caesb que posso levar para a Venezuela é com o sistema comercial, toda estrutura automatizada, big data e inteligência artificial usada numa empresa pública, mas com visão empresarial”, relata.

[Olho texto=”“A despoluição do Lago Paranoá e o cenário de reúso indireto é um estudo de caso surpreendente que vamos levar para a Venezuela. Há um equilíbrio ambiental, social e econômico que traz um futuro bastante sustentável para a Companhia”” assinatura=”John Naizir, engenheiro mecânico venezuelano” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Há uma preocupação em formar os profissionais, dar uma educação que alcance um nível alto. Além disso, se permite que cada área inove, não se coíbe os trabalhadores a pensar, criar, inovar individualmente. Os talentos são apoiados dentro da empresa”, relata a engenheira geóloga com especialização em águas subterrâneas Laura Torres, que também participou da visita.

Após 9 de junho, os técnicos seguiram uma rotina focada no acompanhamento de atividades de campo e visitas técnicas relacionadas à operação e manutenção da infraestrutura dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, com especial atenção para redes, adutoras, interceptores, elevatórias e estações de tratamento de água e esgoto.

O engenheiro mecânico John Naizir cita o profissionalismo dos empregados da Caesb e a capacidade que a companhia teve de superar a crise hídrica de 2017. “A despoluição do Lago Paranoá e o cenário de reúso indireto é um estudo de caso surpreendente que vamos levar para a Venezuela. Há um equilíbrio ambiental, social e econômico que traz um futuro bastante sustentável para a Companhia”, opina.

A venezuelana Carla Valera, engenheira química especializada em tratamento de água, diz que a Caesb ensinou que é possível fazer muito com os recursos que se tem. “A Caesb não se acomoda, esperando um cenário ideal para praticar suas intervenções, e isso levarei para a Venezuela como grande aprendizado, uma vez nosso país atualmente não conta com todos os recursos. Mas vimos que isso não é limitante. A companhia está em constante melhora, prevendo, inclusive, qualquer crescimento populacional”, elogia.

Histórico de acordos e cooperações

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essas ações trazem uma série de benefícios para a companhia e seus parceiros, incluindo compartilhamento de conhecimento e recursos financeiros, com foco na melhoria de processos, da capacidade técnica e da qualidade dos serviços, gerando benefícios sociais, econômicos e tecnológicos”, defende o assessor de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb, Fuad Moura Guimarães Braga. Ele explica que essas ações também contribuem para que a Caesb se consolide como uma empresa de referência no setor de saneamento, fortalecendo sua imagem e posição no mercado.

Ao longo dos anos, a Caesb já firmou cooperações técnicas e acordos, convênios e consultorias nacionais, com Amapá, Amazonas e Pernambuco, e internacionais, com Nicarágua, Uruguai, Haiti e Sudão. Na cooperação feita com o Uruguai, por exemplo, a Caesb foi convidada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores a participar com a transferência da tecnologia condominial de esgotamento sanitário.

O modelo condominial de esgotos é mais barato que o tradicional e apresenta uma solução de curto prazo na universalização dos serviços. Nicarágua e Bolívia são outros exemplos de países que realizaram acordos com a Caesb para a transferência do modelo de esgoto condominial.

*Com informações da Caesb