03/07/2023 às 18:22, atualizado em 03/07/2023 às 18:35

Equipes do GDF trabalham na melhoria do trânsito no Gama e em Sobradinho II

Serviços envolvem o fechamento de dois retornos e a limpeza de manilhas. Objetivo é garantir segurança nas vias da capital

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem atuado para levar mais segurança ao trânsito da capital. Nos últimos dias, Gama e Sobradinho II receberam ações focadas em melhorar o deslocamento dos motoristas nas regiões administrativas.

No Gama, as equipes trabalham no fechamento de dois retornos na Avenida Principal da cidade, mais conhecida como Avenida dos Bombeiros, entre o Setor Norte e o Setor de Indústrias, próximo ao 16° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Os acessos estavam causando acidentes na área.

Após a retirada do asfalto em dois retornos na Avenida Principal do Gama, estão sendo implantados novos meios-fios | Fotos: Divulgação/GDF Presente

“Esse fechamento está sendo feito considerando um estudo que fizemos junto ao Departamento de Trânsito (Detran). Estava tendo muito acidente no local, então, visando a segurança da nossa população, realizamos com a nossa equipe essa obra”, afirma a administradora regional do Gama, Joseane Feitosa.

Na semana passada, os serviços foram iniciados no local. Foi retirado todo o asfalto, com manutenção da ciclovia e passeio de pedestres. “Nos espaços vagos de entrada e saída dos carros, estão sendo implantados novos meios-fios”, revela o diretor de Obras da Administração Regional do Gama. Ao todo, serão 55 peças. A próxima etapa será a colocação de grama.

O trabalho é feito pela Administração Regional do Gama, com apoio do programa GDF Presente. “Estamos ajudando nos trabalhos com a retroescavadeira, retirando o asfalto que vem sendo cortado com a máquina da administração. Já retiramos todo o excesso de material para que seja colocada a grama e o assentamento do meio-fio”, conta o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Carlos Alberto.

Parceria entre a Administração Regional de Sobradinho II e o Polo Norte do GDF Presente fez a limpeza das três manilhas no acesso ao Parque Canela de Ema

Desobstrução de manilhas

Em Sobradinho II, o serviço é preventivo. Uma parceria entre a administração regional e o Polo Norte do GDF Presente garantiu a limpeza das três manilhas no acesso ao Parque Canela de Ema. “É uma área ecológica do Instituto Brasília Ambiental, por isso as vias são de terra. Na fase das chuvas, a lagoa não suporta e as águas acabam passando por cima da estrada”, conta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para evitar que isso aconteça, as peças passaram por desobstrução com a retirada de 1,5 tonelada de vegetação e material molhado. Participaram da ação servidores da administração e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e foram utilizados dois caminhões e uma retroescavadeira do Polo Norte.

“Temos dedicado esforços contínuos para a limpeza das manilhas no Canela de Ema, considerando a lagoa adjacente que transmite água constantemente. Realizamos um trabalho preventivo regular a fim de garantir o escoamento adequado”, diz o administrador regional de Sobradinho II, Diego Matos. “Encorajamos a população a nos auxiliar mantendo o local limpo e reportando qualquer problema”, acrescenta.

Equipes do GDF trabalham na melhoria do trânsito no Gama e em Sobradinho II