04/07/2023 às 08:59, atualizado em 04/07/2023 às 09:36

Cerca de 2 km de asfalto novo tomam conta do Pistão Sul

Trecho entre a linha do metrô e o centro de Taguatinga recebeu pavimentação nova; obras, que contemplam um total de 10 km de pista nos dois sentidos da avenida, contam com investimento de R$ 43 milhões do GDF

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O movimento de máquinas é intenso no Pistão Sul, em Taguatinga. O asfalto irregular e esburacado vai, aos poucos, se tornando coisa do passado. Com um investimento de R$ 43 milhões por parte do GDF, a avenida que tem 5,2 km em cada um dos sentidos passa por obras de reconstrução asfáltica. O trecho de 2 km, que começa na altura da linha do metrô e vai até o centro de Taguatinga, recebe os últimos retoques para proporcionar conforto e rapidez aos motoristas que circulam na região.

Novo asfalto, mais resistente, favorece a segurança da via  | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Apenas uma das faixas está liberada para o tráfego no Pistão, sentido Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) até a região central de Taguatinga. As outras duas passam pelo serviço de fresagem, deixando o pavimento um “tapete”. E a intervenção na movimentada via se desenvolve rapidamente.

[Olho texto=”“Deixamos para este mês de julho, que é um período de férias escolares, a execução da extensão que vai da Universidade Católica até a linha do metrô e também o sentido contrário. São partes mais difíceis, onde o trânsito complica mais”” assinatura=”Cristiano Cavalcante, superintendente do DER-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos trabalhando com uma média de 950 toneladas de massa asfáltica aplicadas por dia. Uma média excelente e que vai dando cara nova à avenida”, explica o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante.

Segundo Cavalcante, o objetivo é finalizar esta etapa para já iniciar as reformas no outro sentido da via, sentido Taguatinga-EPNB. “Deixamos para este mês de julho, que é um período de férias escolares, a execução da extensão que vai da Universidade Católica até a linha do metrô e também o sentido contrário”, explica. “São partes mais difíceis, onde o trânsito complica mais”.

Além de oferecer mais segurança viária, o novo asfalto é mais resistente e, segundo o DER, a expectativa é que tenha uma vida útil de aproximadamente dez anos. A reconstrução do pavimento é elogiada pelo serralheiro Divino Santos, 35. “Estão empregando o dinheiro com que pagamos o IPVA em uma boa reforma, né? A estrada estava muito esburacada, e tapar buracos já não servia mais”, aponta o rapaz.

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“Vai ajudar muito não só quem mora em Taguatinga, mas os moradores de outras regiões que usam a estrada”, complementa a esposa de Divino, Thais Oliveira, 32.

Trabalhadores do comércio da região também estão satisfeitos, na expectativa pelo aquecimento das vendas. “Acreditamos que vai melhorar o movimento por aqui. O Pistão Sul é uma das vias mais movimentadas do DF. Agora, com as obras, vai melhorar a mobilidade e o acesso dos clientes ao nosso ponto”, define a vendedora de uma loja de automóveis Severina Neta, 31. Os trabalhos incluem ainda cerca de 5 km de ciclovia, que está sendo construída no canteiro central da via.

Cerca de 2 km de asfalto novo tomam conta do Pistão Sul