04/07/2023 às 09:31

Na EPNB, fluxo será desviado para obras no viaduto

Trânsito será direcionado para o canteiro central a partir das 14h desta terça-feira; trabalhos contam com investimento de R$ 22,3 milhões do GDF

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Para quem utiliza a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), um pequeno desvio no fluxo de veículos, sentido Plano Piloto, será feito a partir das 14h desta terça-feira (4).

A alteração tem o objetivo de dar andamento às obras no Viaduto do Riacho Fundo, e será feita pelo canteiro central para dar início à fase de escavação da passagem subterrânea, cujo investimento total é de R$ 22,3 milhões. A expectativa é que o trânsito não seja afetado, já que o desvio continuará com três faixas de rolamento e,  por enquanto, não afetará quem segue no sentido Samambaia.

Intervenções não vão causar grandes mudanças no trânsito, mas orientação do DER é que motoristas mantenham baixa velocidade | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Agora pela manhã, tem uma equipe que vai fazer a pintura e a sinalização horizontal no canteiro que vai receber os carros; depois que concluírem, vamos iniciar o desvio de veículos”, explicou a engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) Sandra Martins. “O motorista tem que andar com mais cuidado e cautela, vai ter que diminuir a velocidade.”

Viaduto do Riacho Fundo

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Comandada pelo DER, a obra promete beneficiar quase 100 mil motoristas que utilizam a via diariamente. O viaduto  não ficará suspenso: será formado por duas passagens subterrâneas que atenderão os dois sentidos da estrada. As pistas entrincheiradas terão o formato semelhante ao de uma ferradura, cada uma com 200 m de comprimento.

A EPNB é uma das vias mais movimentadas do Distrito Federal. Além de dar acesso à BR-060, rodovia muito usada por quem vai para Goiânia (GO), a estrada liga Samambaia, Recanto das Emas, Taguatinga, Águas Claras, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Núcleo Bandeirante ao Plano Piloto. A construção do viaduto gera cerca de 50 empregos diretos.