07/07/2023 às 16:42, atualizado em 07/07/2023 às 17:21

Férias no Museu: confira a programação para as crianças

Atividades lúdicas misturam diversão e aprendizado no MAB durante julho e agosto

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A partir deste fim de semana até o fim de agosto, o Museu de Arte de Brasília (MAB) traz programação gratuita para a criançada aproveitar as férias escolares. As atividades lúdicas são destinadas aos pequenos a partir de 18 meses e são voltadas à descoberta artística.

As oficinas são sábado e domingo, às 10h30 e às 16h30, com capacidade de 10 a 20 vagas por turma. O acesso é gratuito e não precisa de inscrição. Os participantes também podem aproveitar para realizar as visitas mediadas pelo acervo do MAB.

Nas oficinas do MAB Educativo as crianças podem ganhar intimidade com a arte | Fotos: MAB/ Divulgação

“O museu é um espaço de aprendizado lúdico. É um lugar que a gente aprende se divertindo”, destacou Marcelo Gonczarowska Jorge, gerente do Museu de Arte de Brasília e da Concha Acústica.

O programa MAB Educativo conta com financiamento de R$ 300 mil do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Entre as atividades planejadas, estão oficinas de arte sensorial, práticas com tintas e obras interativas com ilusões de ótica.

Oficinas e área externa

Programação das oficinas vai até agosto e é destinada a crianças de idades variadas

A oficina Brincando com as Formas na Primeira Infância é direcionada a crianças de 18 meses a 3 anos. A partir de formas como triângulos, círculos e quadrados, os bebês serão estimulados a criar uma composição artística, para um desenvolvimento sensorial e cognitivo por meio do manuseio de objetos texturizados. Os responsáveis precisam levar um tapetinho de yoga ou algo para cobrir o chão para se sentar com a criança. A atividade será aos sábados, às 10h30, e são oferecidas 10 vagas.

Aos sábados, às 16h30, é a vez da oficina de arte cinética, com 20 vagas para crianças a partir de 8 anos. Nesta atividade, os participantes irão aprender sobre os princípios da arte cinética e da ilusão de ótica, criando obras de arte que parecem se mover e interagem com o espectador.

O programa MAB Educativo conta com financiamento de R$ 300 mil do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

A oficina de isogravura será aos domingos, às 10h30, no laboratório artístico do MAB e promove a criação de gravuras a partir de matrizes de isopor. A atividade é indicada para crianças de 8 a 12 anos e tem 20 vagas. É importante lembrar de ir com roupas que podem sujar, pois a prática envolve o uso de tinta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para crianças a partir de 10 anos, a oficina de mapas afetivos será aos domingos, às 16h30, no laboratório artístico do MAB e possui 20 vagas. Com auxílio de diversos materiais coloridos, os participantes irão criar a própria cartografia afetiva com os lugares que mais gostam de ir.

Além de conhecer o acervo do museu, também é possível aproveitar o espaço em volta do MAB, com um gramado disponível para um piquenique. Quem quiser, pode curtir a área após a visita, no campo que também conta com várias obras instaladas e integradas à arquitetura modernista da instituição.

Programação – julho e agosto

Sábados
10h30: Brincando com as formas na primeira infância (18 meses a 3 anos)
15h: Visita mediada ao acervo
16h30: Oficina de arte cinética (a partir de 8 anos)

Domingos
10h30: Oficina de isogravura (a partir de 6 anos)
15h: Visita patrimonial
16h30: Oficina de mapa afetivo (a partir de 10 anos)

Também é possível acompanhar a programação e ter mais informações neste link.

Férias no Museu: confira a programação para as crianças