07/07/2023 às 16:53

Imigrante angolano desfila na BRFW 2023, em Taguatinga

Adelino Magalhães Bambi é atendido pelo serviço da Sedes destinado a refugiados, imigrantes e apátridas e sobe à passarela neste sábado (8) à noite

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Neste fim de semana, o angolano Adelino Magalhães Bambi, 29 anos, é uma das atrações do evento de moda BRFW 2023, que ocorre até domingo (9) no Espaço Floresta, em Taguatinga. Imigrante do país africano, ele veio para o Brasil há mais de cinco anos por conta da guerra civil. No Distrito Federal, o modelo e designer é acompanhado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) especializada no atendimento a refugiados, imigrantes e apátridas. Adelino sobe à passarela neste sábado (8), no desfile das 20h.

Por conta da pandemia, Adelino enfrentou dificuldades financeiras e pernoitou por algum tempo nas ruas. Após intervenções pontuais, ele passou a receber benefícios que supriram as primeiras necessidades até conseguir se manter em uma moradia em Sobradinho, onde está atualmente.

Bambi participou de campanhas publicitárias na Europa | Foto: Arquivo Pessoal

“Depois que conseguimos viabilizar os auxílios devidos, fomos nos inteirar sobre as qualificações profissionais dele. Foi quando Adelino falou que tinha vasta experiência com moda”, conta a psicóloga da Sedes Juliana Castro, que também é modelo. “Daí o apresentei para os organizadores do BRFW 2023 e ele foi convidado para participar”, complementa.

Adelino já trabalhou na Europa e fez campanhas publicitárias para marcas famosas, por exemplo, de bebidas. Atualmente, ele participa do Renova DF, programa do Governo do Distrito Federal que consiste em qualificar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, com cursos aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas (três meses). Os estudantes recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e, mais, Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Adelino Magalhães Bambi veio para o Brasil de Angola há cinco anos

“Eu tenho uma marca de roupas desde antes da pandemia e meu objetivo é fazer com que ela cresça cada vez mais e ganhe notoriedade, primeiramente, no Brasil”, projeta o profissional, que também tem conhecimento em gastronomia e vislumbra abrir um restaurante com culinária típica africana em Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o organizador do desfile, o empresário Rodrigo Dantas, o evento proporciona a geração de oportunidades para modelos e marcas. “A BRFW é o que existe de mais inclusivo no mundo da moda, é o novo mercado gerando valor para a capital do Brasil”, acredita Dantas, que percebeu que os espectadores de desfiles não se identificavam com as modelos das passarelas. “As pessoas viam modelos magras, com a pele branca e sempre estereotipadas na passarela. Porém, na plateia havia pessoas pardas, negras e com um manequim superior ao 48. Isso me fez criar e idealizar a BRFW”, finaliza.

BRFW 2023
Quando: Até domingo (9)
Onde: Colônia Agrícola 26 de setembro, Rua 1, Chácaras 5/26 – Taguatinga
A partir das 20h (sexta-feira) e a partir das 10h (sábado e domingo)
Mais informações: 11-99382-6420 ou 61-99633-2802

*Com informações da Sedes