07/07/2023 às 08:23

SLU se reúne com cooperativas para analisar reajustes contratuais

‌Os encontros começam já nesta sexta-feira (7); atualmente, o órgão mantém 41 contratos, sendo 19 para serviços de triagem de recicláveis e 22 para coleta seletiva

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) se reunirá com os representantes das cooperativas de recicláveis para debater a possibilidade de reajustes contratuais, a partir desta sexta-feira (7).

[Olho texto=”Os valores repassados às entidades auxiliam no pagamento de despesas como água e energia elétrica e da aposentadoria pelo INSS dos trabalhadores” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Chamaremos representantes de todas as cooperativas, uma por uma. Precisamos saber quais são as despesas que cada uma tem para entender a composição do custo e para que possamos estudar um reajustamento”, avalia o presidente do SLU, Silvio Vieira.

A medida foi estabelecida nesta quinta-feira (6), durante encontro com a presidente da Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop), Aline Sousa, e de outras entidades do setor. O encontro ocorreu após protesto de cooperados na via Estrutural, que reivindicavam mudanças nas condições atuais dos contratos.

Atualmente, o órgão mantém 41 contratos, sendo 19 para serviços de triagem de recicláveis e 22 para coleta seletiva, que empregam 1.297 catadores. Os valores repassados às entidades auxiliam no pagamento de despesas como água e energia elétrica e da aposentadoria pelo INSS dos trabalhadores.

Segundo o presidente do SLU, de janeiro a maio deste ano, R$ 17.980.425,64 foram repassados às 41 cooperativas – apenas em maio, foram pagos R$ 1.883.097,86. Os números são demonstrados por notas fiscais apresentadas pelas cooperativas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O repasse dos valores aos catadores é de total responsabilidade das cooperativas. O órgão afirma que respeita e reconhece a importância do trabalho dos catadores, inclusive incentivando a regularização de todos para possibilitar o trabalho mais seguro e estável.