15/07/2023 às 10:48

DF teve mais de 60 mil podas de árvores nos primeiros seis meses do ano

Com valor 10% acima do mesmo período no ano passado, serviços foram intensificados como ação preventiva para evitar acidentes no período chuvoso

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Distrito Federal conta com uma grande área arborizada. São aproximadamente 5,5 milhões de árvores distribuídas pelas 35 regiões administrativas. Essa característica faz com que o governo precise dedicar uma atenção especial à poda de árvores e de galhos mortos. Só nos seis primeiros meses deste ano, já foram realizadas mais de 60 mil intervenções.

Liberação de passagens públicas foi o serviço predominante nos últimos seis meses, no preparo para a estação seca | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”Novacap registrou, este ano, 40% menos quedas de árvores e galhos do que em 2022, graças ao trabalho preventivo” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O número é 10% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, sendo resultado do aumento do serviço na seca, preparando a cidade para o período chuvoso. No primeiro semestre deste ano, os serviços se concentraram na liberação das vias e calçadas em trechos do Plano Piloto – Eixo W, W1, L1 e W3 -, do Núcleo Bandeirante, de Taguatinga e de Ceilândia.

“É importante frisar que fazemos a manutenção de todas as regiões durante todo o ano, mas, quando chega esse período de seca, intensificamos as podas e as erradicações de árvores que oferecem qualquer risco devido à podridão, para evitar que no período das chuvas venham a cair e gerem qualquer tipo de evento com vítima ou danos a veículos”, explica o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Oliveira Silva.

Neste ano, durante as últimas chuvas, a Novacap registrou 40% menos quedas de árvores e galhos em relação a 2022. Além de reduzir riscos, a retirada dos galhos aumenta a penetração de luz e libera a passagem de pedestres e carros nas vias.

Como solicitar

No Distrito Federal, a manutenção da arborização é de responsabilidade da Novacap, conforme determina o decreto nº 39.469/2018. As podas são feitas a partir de um contrato com cinco empresas que, selecionadas por meio de pregão eletrônico, atuam com 500 funcionários divididos em 40 equipes. Os grupos são compostos por operadores de motosserra e motopoda, auxiliares de limpeza, um técnico agrícola, engenheiros e encarregados de equipe.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O serviço pode ser solicitado pela Ouvidoria do GDF pelo número 162. O pedido será analisado por um técnico da companhia. “Nem todo tipo de poda pode ser realizada”, lembra Raimundo Silva.

“Às vezes, é avaliado que não há necessidade de intervenção”, pontua o gestor. “A Novacap também não faz intervenções a menos de três metros da rede elétrica e em áreas privadas”. No caso de ações próximas à rede elétrica, orienta ele, o pedido deve ser feito diretamente à Neoenergia, pelo telefone 116.