15/07/2023 às 11:13

Integração das forças e tecnologia impacta na redução de homicídios no DF

Primeiro semestre de 2023 registrou o menor número de vítimas do crime desde 2000

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Os índices de homicídio estão em queda no Distrito Federal. O balanço criminal dos seis primeiros meses de 2023 mostra que os casos vêm se mantendo em redução. Entre janeiro e junho, a capital federal registrou 130 vítimas do crime. Esse é o menor número desde 2000, quando foram contabilizadas 163 a mais, totalizando 293.

A diminuição das mortes se deve a uma série de ações do governo no âmbito da segurança pública. “Temos feito um esforço bastante grande para reduzir ainda mais o número de homicídios”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

O GDF destaca investimento em descobrir as causas dos homicídios para combater a criminalidade | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

[Olho texto=” “Temos feito um esforço bastante grande para reduzir ainda mais o número de homicídios”” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

A primeira medida que o titular da pasta aponta é a integração das forças de segurança, que vem acontecendo há alguns anos. “Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Detran, cada um dentro de suas atribuições, se juntam e atuam de forma integrada no combate ao crime”, diz.

Avaliação das manchas criminais

O uso da tecnologia é destacado como um fator determinante para maior segurança pública | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

O uso da tecnologia também é destacado pelo secretário como um fator determinante no enfrentamento à criminalidade. “Com a tecnologia aplicada, confeccionamos os mapas com as manchas criminais para identificarmos a hora e o local onde os crimes estão acontecendo”, revela.

As manchas são feitas com o auxílio das câmeras de videomonitoramento, que têm sido ampliadas pelo Distrito Federal. “A utilização de tecnologia das câmeras consegue monitorar as diversas regiões do DF e identificar os pontos principais onde as forças têm que se fazer presente”, acrescenta. Dessa forma, o policiamento é intensificado nas áreas onde há necessidade de maior vigilância.

Arte: Agência Brasília

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além disso, há um esforço para identificar as causas da criminalidade e combatê-las. “Temos trabalhado com integralidade na segurança para combater qualquer desvio ou desordem com margem de incremento aos números da violência, como o mato alto, a falta de iluminação e as carcaças”, conta. Essas ações são feitas com apoio de outros órgãos do GDF.

Todas essas ações que vêm sendo tomadas nos últimos anos têm dado resultado. Desde 2012, os homicídios estão em queda e, no ano passado, o DF atingiu o menor índice dos últimos 46 anos, ao registrar 261 casos.

“Temos tido a cada ano um novo recorde. É algo que nos dá imensa satisfação e mostra que estamos no caminho certo. Mas temos que continuar inovando e criando cada vez mais”, reflete Avelar.