18/07/2023 às 16:59

Governo promove treinamento avançado em base de dados ambientais

A plataforma Sisdia já está disponível para monitoramento de territórios e coleta de informações. Curso em formato virtual é gratuito e já começou

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) promove  um treinamento para usuários com níveis intermediário e avançado das áreas de tecnologia da informação (TI) e geoprocessamento, que começa nesta terça-feira (18).

A finalidade é apresentar novas funcionalidades do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), que é a principal base de dados ambientais pública e gratuita do DF. Os cursos serão realizados até 25 de julho e ministrados de forma gratuita e online.

O Ciclo Avançado de Capacitação do Sisdia ocorre a partir desta terça (18) até o dia 25 de julho, de forma gratuita e online | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O treinamento tem carga horária de 60 horas e, ao final, será concedido um certificado de participação. Os horários são de acordo com a seleção do curso e o acesso será enviado por e-mail após cadastro feito por meio do formulário neste link.

Sobre a plataforma

A base de dados do Sisdia reúne informações sobre água, ar, solo, fauna e flora. A plataforma consolida dados ambientais gerados por diversos órgãos governamentais essenciais para promover, por exemplo, a eficiência e a celeridade ao licenciamento ambiental, bem como promover efetividade ao monitoramento, controle e fiscalização do território, além de ajudar na elaboração de políticas públicas ambientais.

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial da Sema, Renato Santana, o Sisdia é o maior repositório de dados ambientais do país atualmente, funcionando por meio do sistema de georreferenciamento. Santana afirma que a grande novidade apresentada no curso são os alertas territoriais mais rápidos, com a possibilidade de monitoramento de terras por imagens de satélites, disponíveis para consulta pública. Esse trabalho pode prevenir, por exemplo, ocupações indevidas de território.

O subsecretário também frisou que a tecnologia inovadora servirá para ampliar, além do tema do meio ambiente, outros ‘braços’ tecnológicos do governo. “É a ideia de que o Estado chegue primeiro. Esse programa desperta, nos profissionais da área, o uso de novas tecnologias que já estão funcionando no Brasil”, ressalta.

Alta procura

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na primeira hora de abertura do Ciclo Avançado de Capacitação do Sisdia, já foram ocupadas 100 vagas, com uma grande procura de gestores de georreferenciamento e profissionais da área de TI.

O sistema funciona como uma ramificação temática da Infraestrutura de Dados Espaciais do Distrito Federal (IDE-DF), que em 2021 passou a ser uma ferramenta pública, cujos dados podem ser acessados por meio de um portal eletrônico próprio, dando mais transparência e visibilidade a todo o seu conteúdo.

O Ciclo Avançado foi idealizado a partir do projeto CITinova, somando aproximadamente R$ 6 milhões de investimento em várias áreas tecnológicas no DF. O CITinova é executado pela Sema em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com recursos do Global Environment Facility (GEF).

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre a capacitação, basta entrar em contato pelo e-mail sugat.semadf@gmail.com.