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19/7/23 às 19:42

Além da limpeza urbana: cidadão tem ampla cartela de serviços públicos

SLU oferece mais de 20 benefícios ao cidadão, que vão desde a pintura de meios-fios à coleta de caixa de gordura. Saiba como solicitar

Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Você sabia que, além da coleta diária de resíduos, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) faz diversos outros trabalhos importantes para a população? Entre eles, estão pintura de meio-fio, retirada de animais mortos em vias, coleta de resíduos da caixa de gordura, instalação e manutenção de lixeiras. No total, são 21 benefícios que a autarquia oferece ao cidadão.

“As principais (manifestações) envolvem coletas seletivas, pinturas de meios-fios e recolhimento de entulho, aqueles sem a identificação do autor. Outro serviço importante, a coleta de resíduos da caixa de gordura, é uma ação que o cidadão precisa saber que fazemos na casa dele, pois exige um cuidado específico” Daniela de Jesus, assessora especial do SLU

“Todos os serviços executados pelo SLU já seguem um cronograma pré-estabelecido. Mas, se o cidadão observa que a sua rua precisa de alguma ação ou intervenção, basta ele registrar/solicitar a necessidade pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal”, explica a assessora especial da autarquia, Daniela de Jesus.

O Serviço de Limpeza recebe, em média, 30 manifestações diárias por meio do Participa DF, sistema utilizado pela Ouvidoria do GDF. “As principais envolvem coletas seletivas, pinturas de meios-fios e recolhimento de entulho, aqueles sem a identificação do autor. Outro serviço importante, a coleta de resíduos da caixa de gordura, é uma ação que o cidadão precisa saber que fazemos na casa dele, pois exige um cuidado específico”, destaca a assessora.

O Serviço de Limpeza recebe, em média, 30 manifestações diárias por meio do Participa DF | Foto: Divulgação/SLU

O descarte incorreto dos resíduos da caixa de gordura das residências e condomínios pode entupir a canalização do sistema de água e tratamento de esgoto, além de poluir os rios e lagos. Então, os pequenos geradores de até 60 litros dos sedimentos, podem acionar o SLU, após a limpeza do reservatório na residência, que o órgão coleta o material. O serviço é realizado em um prazo de 48 horas, nos horários das 7h até 15h20.

Além dessas atividades, a autarquia faz também instalação e manutenção de lixeiras públicas, orientação para instalação de contêiner, venda e doação de composto orgânico, educação ambiental com o objetivo de oferecer à população informações sobre os resíduos sólidos urbanos e a separação correta dessas sobras, entre outros.

Confira a Carta de Serviços do SLU e acesse a íntegra de todas as atividades executadas e aquelas que não são de responsabilidade do órgão.

Como solicitar os serviços

Além do Participa DF, o cidadão pode registrar presencialmente o atendimento nas ouvidorias especializadas. Outro canal da Ouvidoria é a Central 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h; e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h.

“Todos os nossos canais de comunicação têm o objetivo de ampliar o acesso do cidadão aos serviços do SLU. O órgão está aberto para atender a comunidade. Denúncias, reclamações e sugestões são muito bem-vindas”, completa o presidente do órgão, Sílvio Vieira.

Após os registros, o órgão tem um prazo para atender as solicitações que vão de 24 horas a até 10 dias, a partir do registro da manifestação.

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