21/07/2023 às 13:36, atualizado em 21/07/2023 às 18:31

Escola de Governo abre inscrições para cursos presenciais e EAD de Libras 

Egov oferece vagas para os cursos básico e intermediário para os servidores do GDF

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Escola de Governo do DF (Egov), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento, e Administração (Seplad), anunciou a abertura das inscrições para cursos de Libras. O objetivo é garantir que o atendimento presencial à população seja cada vez mais qualificado e inclusivo.

Além dos cursos básicos de níveis 1 e 2 nas modalidades presencial e Educação a Distância (EAD), foi lançado o novo curso de nível intermediário (apenas presencial, por enquanto), para que os servidores que já passaram pelos cursos iniciais possam desenvolver ainda mais a habilidade no idioma.

Formatura da Turma de Libras em 22 de maio, na Egov | Foto: Simone Avancini/Egov

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, apontou no DF cerca de 97,7 mil pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, das quais 25 mil delas se comunicam por Libras. Muitas vezes com dificuldade de acesso aos serviços públicos. A capacitação dos servidores visa facilitar essa dificuldade.

“Inclusão. Quanto mais pessoas aptas a se comunicar em Libras, melhor. A expectativa da Egov é que em todos os órgãos do GDF haja servidores com domínio do idioma, favorecendo inclusão da população surda com acesso imediato aos serviços públicos presenciais”, enfatizou a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A Libras é necessária em todas as áreas e em todos os lugares públicos. As professoras são muito dinâmicas, o que torna o aprendizado mais fluido e me fez amar estudar”, afirma a diretora de Contratos da Seplad, Maria Alves de Souza Mito, integrante da última turma de formandos.

Outro servidor que participou do curso presencial, o assessor jurídico da Administração Regional de Santa Maria, Lucas Marques de Souza, elogiou a metodologia utilizadas nas aulas. “Aqui foi plantada a sementinha e daqui precisamos dar continuidade à prática, à interação com os surdos e aos estudos em outros níveis, como intermediário e avançado, e assim cuidar da inclusão das pessoas surdas, principalmente em nosso ambiente de trabalho”, afirmou.

Serviço

Cursos presenciais  – inscrições neste link até 9 de agosto

1. Libras – Módulo Básico I
Período: 14 de agosto a 18 de outubro
Horário: das 8h às 11h ou das 14h às 17h
Carga horária: 60 horas

2. Libras – Módulo Básico II
Período: 14 de agosto a 18 de outubro
Horário: das 14h às 17h
Carga horária: 60 horas

3. Libras – Módulo Intermediário I
Período: 14 de agosto a 18 de outubro
Horário: das 8h às 11h
Carga horária: 60 horas

Curso em EAD

Comunicando em Libras – inscrições neste link até 21 de agosto
Período: 28 de agosto a 28 de setembro
Horário: livre
Carga horária: 40 horas.

*Com informações da Egov