24/07/2023 às 18:50, atualizado em 16/05/2024 às 09:43

Sistema funciona e impede circulação de caminhão acima de altura máxima

Pórticos instalados na entrada dos túneis foram essenciais para garantir a segurança dos motoristas que transitam pelo local

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O lado sul do Túnel Rei Pelé, sentido Plano Piloto, precisou ser fechado na tarde desta segunda-feira (24) porque um caminhão com mais de 4,5 metros foi interceptado pelo pórtico de sacrifício, como é chamada a barreira limitadora de altura.

Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), o protocolo de segurança foi acionado e as três faixas foram fechadas para deslocamento do caminhão e retirada do pórtico atingido. “Trata-se justamente da função do pórtico: impedir a passagem de caminhão com altura superior à máxima permitida e evitar um possível acidente mais grave em virtude da queda de um jato ventilador”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

[Olho texto=”“Trata-se justamente da função do pórtico: impedir a passagem de caminhão com altura superior à máxima permitida e evitar um possível acidente mais grave em virtude da queda de um jato ventilador”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras e Infraestrutura” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ele acrescenta que, mesmo com todas as placas de sinalização posicionadas antes das entradas do túnel, “esse incidente atestou e comprovou a necessidade dessas estruturas de pórtico para circulação segura de caminhões”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A operação foi toda sinalizada, contou com suporte de Detran, DER e PMDF e levou 2 horas e 48 minutos. O tráfego foi liberado às 17h03. Na avaliação da SODF, a operação foi um sucesso. “Apesar do impacto no trânsito, a população pôde se tranquilizar quanto à questão da segurança”, avalia o engenheiro Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras.

Segundo o Detran, o condutor foi autuado por transitar com o veículo com as dimensões ou carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização. A infração é considerada grave, o que acarreta multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

*Com informações da SODF e do Detran-DF