28/07/2023 às 19:49

Seleção feminina em campo neste sábado: veja como fica o ponto facultativo

Confira o que abre e o que fecha durante o restante da primeira fase dos jogos da Copa do Mundo

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino, o que traz mudanças no funcionamento dos órgãos públicos. A equipe brasileira tem mais dois confrontos na primeira fase do torneio, ambos com início às 7h. Um deles será neste sábado (29), contra a França, e o outro ocorre na quarta-feira (2), contra a Jamaica.

A medida do GDF define que, quando a Seleção Brasileira estiver em campo na primeira fase da competição, o serviço governamental começará até duas horas após o término das partidas. Desta forma, nos dias em que as partidas têm início até às 7h30, o expediente será a partir das 11h. Já quando as partidas forem às 8h, o trabalho começará às 12h. Os servidores não precisarão repor as horas.

Caso a Seleção avance na Copa do Mundo, será publicado um novo decreto determinando o ponto facultativo para as demais partidas. Confira abaixo o funcionamento dos setores da cidade.

Metrô

Não haverá alteração no funcionamento do Metrô-DF.

Ônibus

A Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que no sábado (29) não haverá alteração no funcionamento dos ônibus do sistema de transporte público coletivo do DF. Já na quarta-feira (2), os ônibus irão circular com a tabela horária normal de dia útil, com reforço de viagens no período de 10h às 12h.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que no sábado (29) não haverá alteração no funcionamento dos ônibus do sistema de transporte público coletivo do DF | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Trânsito

Nos dias em que os jogos ocorrerem até as 7h30, o atendimento ao público nas unidades do Departamento de Trânsito (Detran-DF) iniciará às 11h. Nos dias em que os jogos começarem às 8h30, o atendimento será a partir das 11h. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) também irá obedecer ao decreto de ponto facultativo. Nos dias de jogos, não haverá expediente para os setores de atendimento ao cidadão, como Setor de Multas e Penalidades e Protocolo durante as partidas, com o serviço voltando ao normal quatro horas após os jogos.

As operações de reversão de fluxo, que ocorrem normalmente nos horários de pico em dias úteis na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), BR-070 e na DF-001, entre o viaduto de Samambaia e o Pistão Sul, serão feitas normalmente.

As faixas exclusivas para ônibus das rodovias distritais, que são as da Estrada Parque Taguatinga (DF-085) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) estarão liberadas a todos os veículos, entre 00h01 e 23h59 em todos os dias de jogo da seleção brasileira feminina. Lembrando que a faixa exclusiva do BRT-Sul permanece exclusiva para os veículos do BRT.

DF Legal

As partes de fiscalização e de operações da DF Legal irão funcionar normalmente em ambos os dias. Apenas os setores administrativos e de atendimento ao público estarão fechados no sábado o dia inteiro e na quarta nos horários previstos no decreto.

Saúde

Alguns serviços de saúde que funcionam aos sábados terão horário diferenciado. Confira como ficam os serviços neste 29 de julho e os pontos de vacinação para todos os públicos:

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergências – as emergências dos hospitais regionais, das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

Emergência odontológica – a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24 horas, de forma ininterrupta.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não vão abrir neste sábado (29), retornando na segunda-feira (31), a partir das 7h.

Farmácias de Alto Custo – estarão fechadas excepcionalmente neste sábado (29), retornando ao atendimento na segunda-feira, a partir das 7h.

Vacinação – haverá nove locais de vacinação neste sábado, com destaque para o Terraço Shopping e o Terminal Rodoviário de São Sebastião, ambos com atendimento a partir das 11h. Também terá vacinação disponível em cinco UBSs e em uma farmácia no Setor O de Ceilândia. A lista completa com endereços e horários está disponível aqui.

Vacinação antirrábica – a campanha exclusiva para cães e gatos a partir dos três meses, inclusive fêmeas prenhas ou que estejam amamentando, ocorrerá em 15 locais de atendimento. A lista completa com endereços e horários está disponível no site da SES-DF.

Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) – funcionarão de forma ininterrupta. Os Caps dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), não abrem aos sábados.

Ambulatórios e Policlínicas – não funcionam aos sábados, retomam atendimento normal na segunda-feira (31), a partir das 7h.

Hemocentro – aberto para doação de sangue e cadastro como doador voluntário de medula óssea das 11h15 às 18h. O agendamento para doação de sangue permanece obrigatório e pode ser feito pela internet ou por telefone. Clique aqui para conhecer os critérios e principais impedimentos à doação e aqui para saber mais sobre a doação de medula óssea.

HVEP

O Serviço Veterinário Público (Hvep) funcionará normalmente durante os jogos.

Cultura e Lazer

Todos os espaços culturais seguirão o decreto, funcionando somente a partir de 12h no sábado (29) e na quarta (2). Com exceção do Jardim Botânico de Brasília, que funcionará normalmente, das 9h às 17h.

Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Entre os pontos culturais da cidade estão a Biblioteca Nacional de Brasília, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Museu de Arte de Brasília, o Centro Cultural Três Poderes, o Espaço Oscar Niemeyer, o Eixo Cultural Ibero-Americano, o Espaço Cultural Renato Russo e o Memorial dos Povos Indígenas.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informou que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionarão normalmente. Confira os horários de funcionamento dos parques:

Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico de Águas Claras: Aberto todos os dias das 5h às 22h

Parque Ecológico Areal: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico da Asa Sul: Aberto todos os dias das 6h às 20h

Parque Distrital das Copaíbas: Aberto todos os dias das 8h às 18h

Parque Ecológico Cortado: Aberto todos os dias das 6h às 20h

Monumento Natural Dom Bosco: Aberto todos os dias das 6h às 20h

Parque Ecológico Ezechias Heringer: Aberto todos os dias das 6h às 22h

Parque Recreativo do Gama: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico do Lago Norte: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico do Paranoá: Aberto todos os dias das 6h às 18h.

Parque Ecológico Península Sul: Aberto todos os dias das 6h às 22h.

Parque Ecológico do Riacho Fundo: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico Saburo Onoyama: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico Sucupira: Aberto todos os dias 6h às 20h

Parque Ecológico Três Meninas: Aberto todos os dias das 7h às 18h

Parque Ecológico Veredinha: Aberto todos os dias das 6h às 22h

Parque Ecológico Olhos d’água: Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. E portões laterais: 6h – 18h.

Forças de segurança

A Polícia Militar (PMDF) afirmou que os serviços prestados à população pelo 190 e patrulhamento das cidades continuam normalmente durante o horário dos jogos.

A Polícia Civil do DF (PCDF) funcionará conforme abaixo:

Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. São elas: 1ª DP, 2ª DP, 3ª DP, 4ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 8ª DP, 9ª DP, 10ª DP, 11ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 14ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 17ª DP, 18ª DP, 19ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 29ª DP, 30ª DP, 31ª DP, 32ª DP, 33ª DP, 35ª DP e 38ª DP. Também funcionam 24h as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

Os bombeiros (CBMDF) funcionarão em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

A Defesa Civil fará o atendimento em regime de plantão, mantendo equipes de técnicos plantonistas todos os dias durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá alterar o seu horário de funcionamento. Na quarta-feira (2), o expediente da Companhia será das 12h às 18h. No sábado (29) será Ponto Facultativo.

As equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto, App, Site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa) funcionarão normalmente, abrindo o varejo às 6h no sábado (29).

Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Unidades socioassistenciais

Os Restaurantes comunitários funcionarão normalmente. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) funcionam de acordo com o decreto, com funcionamento após as 11h.

Os dois Centros Pop, a Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as demais unidades de acolhimento, Casas de Passagem, abrigos para idosos, crianças e adolescentes funcionam normalmente, 24h por dia.

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informou que as unidades do Na Hora não funcionarão neste sábado (29). Na quarta-feira (2), o expediente começará às 11h.

No entanto, demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes contatos:

Conselhos Tutelares: pelo contato do Cisdeca, no telefone 125

Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620, em regime de plantão.

Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que as unidades operacionais funcionarão normalmente. Estarão em operação normal a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRR), transbordos e gerências de limpeza. Os Papa-Entulhos também permanecem abertos para receber entulhos e restos de obras da população. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal.