29/07/2023 às 16:18, atualizado em 31/07/2023 às 15:21

GDF oferece curso técnico gratuito para profissionais de saúde bucal

Inscrições vão de 1º a 7 de agosto, e a prova está marcada para 27 do mesmo mês. Alunos terão estágio prático na rede pública

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) vai abrir processo seletivo para preencher 29 vagas no curso técnico de saúde bucal no período matutino. A oferta é gratuita e as inscrições vão de 1º a 7 de agosto, com a prova marcada para 27 do mesmo mês e o início das aulas em 18 de setembro. Para participar é necessário ter o ensino médio completo.

O curso de técnico em saúde bucal é presencial e oferece um estágio prático na Secretaria de Saúde, onde os dentistas da rede pública atuam como tutores dos alunos. A carga horária é de 1,6 mil horas, com aulas de segunda a sexta-feira, pelo período de um ano a um ano e meio. Mais informações podem ser obtidas neste link.

O curso de técnico em saúde bucal é presencial e oferece um estágio prático na Secretaria de Saúde, onde os dentistas da rede pública atuam como tutores dos alunos | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

As provas são para preencher vagas remanescentes e incluem 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática. Antes dessa etapa, porém, a Etesb fará a validação dos inscritos e os 150 primeiros inscritos com a documentação validada – documentos e comprovação de conclusão do ensino médio – vão participar do certame.

“Esse curso existe desde 1996 e já formou muitos técnicos e auxiliares. Cada dentista precisa de um técnico e um auxiliar para ajudar nos trabalhos, então, são profissionais essenciais, que ajudam na logística, no controle de infecção e no fluxo de atendimento. Nossos formandos saem daqui com emprego, há sempre demanda no mercado de trabalho”, explica a chefe do núcleo de cursos técnicos da Etesb, Anna Cristina Moreira de Melo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dados do Conselho Regional de Odontologia (CRO) apontam que o DF conta, na rede privada e pública de saúde, com 1.899 técnicos em saúde bucal e 3.724 auxiliares em saúde bucal.

Confira o cronograma do processo seletivo:

Inscrições – 1 a 7 de agosto
Divulgação dos classificados – 10 de agosto
Prova – 27 de agosto
Resultado final – 1º de setembro
Matrícula – 5 a 12 de setembro
Início das aulas – 18 de setembro