31/07/2023 às 15:38

Campanha Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno 

GDF oferece um programa de atenção destinado a todas as servidoras que são mães, que podem se inscrever para palestras sobre o tema

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Organizada pelo GDF, a campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo conscientizar os servidores públicos sobre a importância do aleitamento materno, ganha reforço com o Programa de Atenção Materno-Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), órgão da Secretaria de Fazenda (Sefaz). 

Berçário Institucional Buriti faz parte do Programa de Atenção Materno-Infantil | Foto: Divulgação/Sefaz

Instituído pelo decreto n° 42.203, em 16 de junho de 2021, o Proamis tem como principal missão apoiar gestantes, promover o aleitamento materno, proteger a primeira infância e fortalecer os laços afetivos entre mãe e criança. O programa inclui o Berçário Institucional Buriti. 

Servidoras gestantes, lactantes ou interessadas em temas referentes à proteção à infância podem se inscrever para os cursos do Proamis até 21 de agosto. As palestras serão proferidas entre 4 e 18 de setembro, abordando temas relacionados à maternidade, aleitamento e proteção à infância. A inscrição no Berçário Institucional Buriti pode ser feita por meio deste link. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Coordenação do Proamis, pelos telefones: (61) 3414-6230 / (61) 3313-8174 ou pelo e-mail gerencia.bercario@economia.df.gov.br.

Em prol da saúde

“A campanha Agosto Dourado é um lembrete fundamental para que a sociedade como um todo se engaje na valorização e no apoio às mães”, ressalta o secretário de Fazenda, Itamar Feitosa. “Ao proporcionar um ambiente acolhedor e de apoio às servidoras, a Secretaria de Fazenda demonstra seu comprometimento com o bem-estar das mães e de seus filhos, visando construir uma sociedade mais saudável e resiliente desde os primeiros momentos de vida.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O titular da Sequali, Epitácio Junior, reforça: “A amamentação é um ato de amor, e o Agosto Dourado nos convida a abraçar essa causa, destacando o importante papel que cada um de nós desempenha na promoção da saúde e no futuro próspero das novas gerações”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é reconhecido como o alimento mais completo para os bebês, proporcionando saciedade, melhorando a nutrição e reduzindo as chances de obesidade, hipertensão e diabetes.

Além desses benefícios, o consumo do leite materno contribui para a prevenção de infecções e alergias, promovendo o desenvolvimento da inteligência e fortalecendo o vínculo emocional entre mãe e bebê. Durante as palestras do Proamis, as servidoras mães são orientadas sobre como a amamentação garante um começo saudável e promissor para a vida dos pequenos.

Confira abaixo os temas das palestras do Proamis.

 

? Alimentação da gestante e da lactante
? Alterações fisiológicas na gravidez
? Amamentação
? Conhecendo o Proamis
? Cuidados com o recém-nascido
? Hora de ouro do bebê
? Importância do acompanhamento, crescimento e desenvolvimento da criança
? Importância do pré-natal
? Papel do BLH e doação do leite materno
? Preparação para o parto e para o nascimento
? Proteção à infância
? Puerpério
? Saúde mental materna
? Triagem neonatal.

*Com informações da Sefaz