31/07/2023 às 18:55

Fiscalização flagra 136 motoristas alcoolizados no fim de semana

As operações do Detran-DF ocorreram em seis cidades, com 418 condutores abordados

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Entre a noite de sexta (28) e a madrugada desta segunda-feira (31), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou operações de fiscalização nas regiões administrativas de Águas Claras, Samambaia, Paranoá, Estrutural, Taguatinga e Sudoeste.

As ações tiveram como foco a fiscalização de motocicletas, em razão do grande movimento no Distrito Federal para o último fim de semana do Capital Moto Week, e a fiscalização de condutores alcoolizados, devido à quantidade de eventos em várias cidades do DF.

Os agentes de trânsito realizaram 418 abordagens que resultaram em 136 autuações de alcoolemia | Foto: Divulgação/Detran-DF

O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Clever de Farias Silva, destaca que “mesmo com o controle de tráfego realizado em diversos eventos, foi possível alocar o efetivo de agentes de trânsito nas blitzen para abordar e fiscalizar motociclistas e condutores alcoolizados que acabam trazendo riscos aos usuários do trânsito”.

Durante o período, os agentes de trânsito realizaram 418 abordagens que resultaram em 136 autuações de alcoolemia – sendo quatro condutores levados à delegacia por apresentarem teor alcoólico considerado crime. Nas operações, ainda foram notificados 39 condutores inabilitados, 35 motocicletas com escapamento irregular, nove condutores por realizarem manobras perigosas e um total de 48 veículos foi removido aos depósitos da autarquia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Escapamento irregular

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com as motocicletas estando com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, ou se o escapamento estiver em desacordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), caracteriza uma infração de natureza grave, cujo valor é de R$ 195,23, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção da motocicleta para regularização.

*Com informações do Detran-DF