01/08/2023 às 17:08, atualizado em 01/08/2023 às 17:20

Obras na Hélio Prates chegam à etapa de lagoa de contenção e drenagem

Investimento nesta segunda fase é de R$ 42,1 milhões. Área terá ciclovias e passagem do BRT para integração com o Corredor Eixo Oeste

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Uma das mais movimentadas avenidas da capital, a Hélio Prates, em Taguatinga, segue em obras para melhorar a qualidade de vida de quem trafega pela região. A segunda etapa da requalificação urbana trará melhorias nos mecanismos de contenção do Parque do Cortado e na rede de drenagem pluvial da pista Norte.

O investimento aproximado nesta fase, que inclui 2,1 km de extensão da via, é de R$ 42,1 milhões. “Já temos um bom andamento dos serviços executados”, enfatiza o fiscal da obra pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlos Augusto Vieira.

Estão em execução a escavação de lagoas de contenção, execução da rede de águas pluviais, instalação de ciclovias e de pavimentos rígidos e flexíveis | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Os serviços que estão em execução incluem a escavação de lagoas de contenção, execução da rede de águas pluviais, instalação de ciclovias e de pavimentos rígidos e flexíveis.

Há, também, um esforço concentrado na implantação do corredor exclusivo do BRT, que integrará o chamado Corredor Eixo Oeste. Com 38,7 km de extensão, a passagem para ônibus rápidos vai conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, passando por EPTG, Centro de Taguatinga e pela Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

Aurizanha Ravena comemora que, com a primeira fase das obras, o embarque e desembarque em ônibus na Hélio Prates ficaram mais seguros

Em maio, o GDF entregou à população a primeira etapa das obras. Um investimento de R$ 20,2 milhões permitiu reformar o trecho de aproximadamente 2,5 km com novas calçadas, reordenamento de bolsões de estacionamento, pavimentação em concreto de faixa para ônibus, além das novas sinalizações da via.

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Quem caminha todos os dias pelas calçadas da avenida vê na prática as melhorias. A corretora de imóveis Maria Auricélia Silva, 67 anos, elogia a acessibilidade dos trechos remodelados. “Ficou ótimo para andar, melhor que a calçada esburacada de antes. Está muito mais seguro. Eu sempre passo por aqui e vi a melhora”, disse.

Os usuários de transporte público também estão satisfeitos com as mudanças na região. “Nós, que pegamos ônibus diariamente, vimos que melhorou. Está mais seguro, mais fácil para os ônibus desembarcarem e as calçadas estão bem melhores”, avalia a doméstica Aurizanha Ravena, de 34 anos.

Obras na Hélio Prates chegam à etapa de lagoa de contenção e drenagem