01/08/2023 às 19:32, atualizado em 11/08/2023 às 13:40

Projeto incentiva visitações de escolas a espaços culturais

Plataforma digital facilita agendamentos e disponibiliza transportes gratuitos para as instituições de ensino do DF

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Conectar crianças e jovens à arte e à cultura é o objetivo da plataforma digital Mediato Conecta, que facilita agendamentos de eventos culturais para visitas de instituições de ensino. Com um fomento de R$ 200 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o programa também disponibiliza oficinas e transporte de forma gratuita das escolas até os espaços culturais do DF.

Visitas guiadas a diversos espaços com atrações culturais são incentivadas por meio do programa | Foto: Divulgação

Ao acessar a plataforma, os interessados encontram uma vasta programação de diversos espaços culturais. É possível localizar atividades disponíveis a partir de categorias como música, artes visuais, teatro, entre outros segmentos.

[Olho texto=”“É uma ferramenta de democratização do acesso, para criar uma cultura de visitação, memória e vínculo com os espaços culturais” ” assinatura=”Luênia Guedes, coordenadora pedagógica do programa da Mediato Conecta” esquerda_direita_centro=”direita”]

Escolas e equipamentos culturais podem se cadastrar na plataforma, manifestando interesse em oferecer programação cultural ou buscar atividades para complementar o ensino. Os transportes são sem custo para instituições escolares do Gama, de Santa Maria e do Park Way, sendo feita uma preparação do público antes da visita por meio de materiais educativos.

“Desenvolvemos uma plataforma digital para diminuir a distância entre as escolas e os equipamentos culturais”, explica a coordenadora pedagógica do projeto, Luênia Guedes. “O trabalho em rede é a maior potência, porque as pessoas descobrem várias atrações diferentes. É uma ferramenta de democratização do acesso, para criar uma cultura de visitação, memória e vínculo com os espaços culturais.”

A plataforma, lembra ela, tem uma parceria com o Museu de Arte de Brasília e também auxilia nas divulgações dos eventos. Disponível gratuitamente até março de 2024, o agendamento para espaços culturais manterá a oferta de um a sete transportes por instituição, além de incluir uma visita mediada em Libras.

Espaços culturais

A coordenadora pedagógica do Museu Vivo da Memória Candanga,  Carolina Palhares, afirma que o público espontâneo no espaço é menor e geralmente aumenta nos fins de semana.

[Olho texto=”“Às vezes ficamos presos no conteúdo teórico, e esse projeto vai dar a oportunidade de aprender na prática e ter contato com a arte” ” assinatura=”Jailson Araújo Carvalho, professor do CEF 101 do Recanto das Emas ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O que a gente tem percebido é que muitas crianças e adolescentes nunca viram uma exposição, nunca entraram no museu”, conta. “É um espaço que conta a história da cidade. Esse projeto possibilita que os alunos consigam pensar na realidade deles a partir da história com essa reflexão crítica, além de trazer informações do urbanismo, do candango e dos operários que construíram esta cidade.”

Para o professor Jailson Araújo Carvalho, a maior dificuldade era o transporte até os espaços culturais. Ele leciona no Centro de Ensino Fundamental 101 (CEF 101) do Recanto das Emas e lembra que, após o projeto, a instituição de ensino já participou de seis visitas culturais, envolvendo teatro, exposições e uma ida ao Panteão da Pátria.

“A escola pública tem dificuldade de ir aos espaços culturais”, afirma Jailson. “Esse projeto vai alcançar um número enorme de estudantes que nunca foram a esses lugares e proporcionar uma experiência linda com a arte. Às vezes ficamos presos no conteúdo teórico, e esse projeto vai dar a oportunidade de aprender na prática e ter contato com a arte”.

Inscrições

O cadastro para as visitas das instituições de ensino está aberto e pode ser feito pelo do site da Mediato Conecta. Para inscrever um espaço cultural, basta fazer o login como “Promotor de Evento” e cadastrar o evento, disponibilizando a agenda, ou seja, os dias e horários em que a equipe poderá receber os grupos escolares.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os requisitos obrigatórios, é necessário ter um evento cultural, preferencialmente exposições temporárias ou acervo permanente que possa receber grupos de 40 pessoas, além de dispor de equipe educativa ou artística para receber o público escolar e promover uma mediação com grupos.

Também é preciso emitir uma declaração simples constando quantitativo de público atendido, ao final de cada mês ou do evento, e enviar fotos dos grupos.

Já entre os requisitos desejáveis, a iniciativa visa a eventos, exposições e/ou obras voltadas para cultura brasileira, sustentabilidade, equidade de gênero, arte produzida por mulheres e produção de artistas locais, bem como um ambiente com acessibilidade para receber pessoas com mobilidade reduzida – rampa, corrimão, piso tátil, banheiro adaptado e elevador.

Para o agendamento de escolas, o login também deverá ser feito no site da Mediato Conecta.  

Projeto incentiva visitações de escolas em espaços culturais