02/08/2023 às 11:14

Dia Nacional da Saúde terá vacinação e serviços gratuitos à população

No próximo sábado (5), a partir das 9h, haverá atividades diversas, como yoga e meditação, no estacionamento 13 do Parque da Cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

No próximo sábado, a Secretaria de Saúde (SES) promoverá uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto. A programação conta com serviços voltados para a promoção da saúde e bem-estar da população, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, das 9h às 13h.

Adultos poderão atualizar o calendário vacinal: haverá oferta de antitetânica, tríplice viral e doses contra influenza, covid-19, hepatite e febre amarela| Foto: Divulgação/Agência Saúde

“Neste Dia Nacional da Saúde, buscamos conscientizar a população do DF sobre a prevenção de doenças e a importância de hábitos saudáveis”, ressalta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Estamos empenhados em fortalecer nossas iniciativas, promovendo ações que beneficiem o bem-estar coletivo.”

[Olho texto=”“Esse tipo de evento pode reunir pessoas de diferentes idades e origens, criando um espaço propício para a troca de informações” ” assinatura=”Fabiana Fonseca, coordenadora da Atenção Primária à Saúde ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre os serviços disponibilizados, destacam-se a vacinação, com o objetivo de atualizar o calendário vacinal de adultos (oferta de doses contra influenza, covid-19, hepatite, febre amarela, tríplice viral e antitetânica); as práticas integrativas, como automassagem, meditação, yoga, tai chi chuan e auriculoterapia – técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde – e a demonstração de medicamentos fitoterápicos manipulados nas farmácias vivas e de plantas medicinais utilizadas para a sua produção.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esse tipo de evento pode reunir pessoas de diferentes idades e origens, criando um espaço propício para a troca de informações sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças e acesso aos serviços de saúde disponíveis na região”, pontua a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do DF, Fabiana Fonseca.

Uma das atrações para o público infantil será o projeto Samuzinho, apresentado pelos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De forma lúdica e interativa, os profissionais ensinam as crianças a agir em situações de emergência, promovendo a prevenção de acidentes e a importância do cuidado com a saúde desde a infância. A população também poderá desfrutar de um espaço de lazer e descontração com apresentação musical ao vivo.

A data

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352, em 8 de novembro de 1967. A data escolhida foi 5 de agosto, para homenagear o nascimento de Oswaldo Cruz, médico sanitarista brasileiro que teve uma significativa contribuição para a saúde pública no país. Ele foi um importante profissional que atuou no combate a várias epidemias no Brasil, como febre amarela, peste bubônica e varíola. Além disso, foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições de pesquisa em saúde do país.

Assim, o Dia Nacional da Saúde foi estabelecido para reconhecer o legado de Oswaldo Cruz e destacar a relevância da saúde pública no Brasil, incentivando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o acesso aos serviços de assistência médica.

Dia Nacional da Saúde 

Data: sábado (5)
Horário: 9h às 13h

Local: Estacionamento 13 – Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. Entrada gratuita

*Com informações da Secretaria de Saúde