03/08/2023 às 11:06

Aberto o 4º Encontro Distrital da Agroindústria

Durante três dias, o evento, realizado pela Secretaria de Agricultura com parcerias, apresenta novidades e casos de sucesso no setor

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Começou nesta quarta (2) a quarta edição do Encontro Distrital da Agroindústria, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF).

Com duração de três dias e uma programação repleta de novidades voltadas ao setor agroindustrial, o evento é uma realização conjunta da Secretaria da Agricultura do DF (Seagri), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de contar com o apoio de diversos parceiros.

No primeiro dia do encontro, houve entrega de certificados expedidos pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) | Foto: Divulgação/Seagri

Além de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), participaram da abertura do evento o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e autoridades locais. Já no primeiro dia, foram mais de 230 participantes. “Batemos um recorde de participantes do Encontro Distrital da Agroindústria, e lotamos o auditório do Crea-DF de uma forma inédita”, comemora o diretor de Inspeção de Alimentos da Seagri, Marco Antônio Martins.

[Olho texto=”“É um momento para trocar ideias e aprimorar as propostas de mudanças para políticas futuras da agricultura” ” assinatura=”Fernando Rodrigues, secretário de Agricultura” esquerda_direita_centro=”esquerda”] 

A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, falou sobre a participação no evento: “Estamos abertos para empreender e concretizar sonhos, por meio de consultorias, orientações e cursos”. O coordenador da Rota da Fruticultura, Luís Curado, complementou: “Acreditamos que teremos muitos frutos desse evento também”.  

Para o presidente da Fape-DF, Fernando Ribeiro, o evento é também um momento de troca de informações e parcerias. “Usufruam desse encontro para criar e fortalecer relacionamentos”, declarou. “É um momento para trocar ideias e aprimorar as propostas de mudanças para políticas futuras da agricultura”, resumiu o secretário de Agricultura, Fernando Rodrigues.

 O primeiro dia contou com palestras sobre o registro de estabelecimentos de bebidas, escolha de embalagens seguras para alimentos de origem animal e apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial na Agroindústria do Senar (ATeG – Senar). Também foi apresentado o caso de sucesso do proprietário da Leo Hamu Charcutaria, registrada na Seagri com o selo da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova).

Programação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quinta (3), haverá palestras sobre capacitação de manipuladores de alimentos, apresentação do International Featured Standards (IFS) sobre normas globais de segurança e qualidade de alimentos, além do relato de Doralice Goes, que enfrentou o botulismo, grave doença causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. “A batalha para sobreviver ao botulismo nos ensina a respeitar as sérias regras de segurança alimentar”, afirma Doralice Goes. No mesmo dia serão apresentadas ainda plantas modelo de granjas avícolas, que simplificam o processo de registro. O tema será complementado com o caso de sucesso do proprietário da Granja La Rosa, André La Rosa.

Já na sexta (4), último dia do encontro, os participantes poderão conhecer um pouco do e-Social, sistema digital de envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas, e entender a importância das análises laboratoriais para a segurança e qualidade dos alimentos. 

Para fechar o evento, haverá uma mesa-redonda sobre as perspectivas e desafios para avanço da comercialização de produtos agroindustriais no DF, reunindo representantes da Seagri, Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhobar), mercados varejistas e agroindústria do DF.  

“Este evento é um espaço de aprendizado, inovação e discussão para alavancar o setor”, reforça a subsecretária da Seagri, Danielle Araújo. “Conseguimos reunir vários entes da cadeia produtiva: produtores de matéria-prima, agroindústrias, fornecedores de insumos, entidades de pesquisa, apoio, crédito e fomento. Esse networking é essencial para o sucesso de todo negócio”. 

*Com informações da Seagri