03/08/2023 às 19:49

Evento debate tecnologia e inovação

Durante dois dias, o IPEDF promoveu palestras e debates sobre governança de TI, LGPD, gestão de dados, metodologias ágeis e Redmine

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Nos dias 2 e 3 de agosto, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) promoveu o 1º Encontro de Tecnologia, Inovação, Governança e Metodologias Ágeis. O objetivo da iniciativa, que foi aberta ao público, é proporcionar um espaço de aprendizado e atualização nas áreas mais relevantes da tecnologia e inovação, explorando temas essenciais para profissionais, gestores e estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos.

Em nome do diretor-presidente do instituto, Manoel Barros, o chefe de gabinete Marcos Amaro abriu o ciclo de palestras e debates parabenizando os responsáveis pela iniciativa e destacando que encontros como este serão realizados continuamente. “Trocas de experiências são essenciais para os novos desafios relacionados à tecnologia e à inovação. O instituto está trabalhando na implementação de uma nova cultura neste sentido”, completou.

O objetivo da iniciativa, que foi aberta ao público, é proporcionar um espaço de aprendizado e atualização | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A diretora de Estatística de Pesquisas Socioeconômicas, Dea Fiovarante, falou sobre o processo de transformação digital. “É importante adequar iniciativas de informação e estratégia que estão enraizadas em nosso campo de atuação. A tecnologia e inovação mudaram bastante e é importante essa adequação para a transformação contínua no processo produtivo”, ressaltou.

A coordenadora de Geoinformação, Letícia Claro, mencionou que essa é a primeira experiência em trazer pessoas de fora para falar sobre tecnologia e inovação. “Temos algumas missões e desafios e precisamos dessas parcerias. A TI é uma área ampla e estamos trabalhando na reestruturação para chegarmos à visão conjunta que buscamos”, afirmou.

O coordenador de Gestão e Tecnologia da Informação, Rômulo Paiva, agradeceu a iniciativa e destacou que essa é uma novidade ampla. “Quando o instituto decidiu avançar na governança de TI, muitas ações foram iniciadas, como a instituição do Comitê de TIC e a realização desse encontro. Estamos trazendo o IPEDF para esse novo cenário”, encerrou.

Veja os temas discutidos e os palestrantes que estiveram presentes no encontro:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Tema: Governança de Tecnologia da Informação
Palestrante: Renata Canuto, coordenadora de Gestão da Informação da Controladoria-Geral do DF. Graduada e mestre em Ciência da Computação, com pós-graduação em TI e Gestão Empresarial. Atuou como subsecretária de TI no GDF.

Tema: Legislação – Lei Geral de Proteção de Dados
Palestrante: Rosemary Peixoto, instrutora da Escola de Governo do DF. Licenciada em Matemática e pós-graduada em LGPD.

Tema: Gestão de Dados
Palestrante: Eduardo Pires, gerente de dados na Intellibrand by Ascential. Licenciado em Computação e mestre em Computação Aplicada. Atuou como coordenador de Governança e Dados no Ministério da Educação e coordenador-geral de Monitoramento e Auditoria do SUS no Ministério da Saúde.

Tema: Metodologias Ágeis
Palestrante: Rodrigo Freitas, subsecretário de Governança, Inovação e Educação Permanente da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF. Atuou como subsecretário de Inovação, Tecnologia da Informação e Comunicação na Defensoria Pública do DF; de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação e de Inovação e Tecnologias Pedagógicas e de Gestão na Secretaria de Educação do DF.
Palestrante: Luiz Vianna, especialista em metodologias ágeis e agile coach. Atuou com tecnologia e inovação na IBM e Cast Group.

Tema: Redmine
Palestrante: Lucas Amaral, gerente de Acompanhamento Tecnológico do IPEDF. Graduado em Gestão da TI e pós-graduado em Design de UX. Atuou com desenvolvimento web e design na Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Secretaria de Comunicação do DF, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Bancorbrás.

*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal