04/08/2023 às 20:21, atualizado em 04/08/2023 às 20:45

Reunião com servidoras do Acre debate Educação Permanente

O encontro com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde foi solicitado para conhecer a estrutura e modelo de aperfeiçoamento adotado pela Eapsus

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Na manhã desta sexta-feira (4), servidoras do Departamento de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Acre visitaram as dependências da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), a fim de conhecer a estrutura da instituição e discutir sobre os cursos de qualificação para profissionais de saúde, ofertados pela Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus). A expectativa é que as experiências exitosas da escola sejam replicadas no norte do país.

A reunião foi presidida pela diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, que deu as boas-vindas às visitantes e se colocou à disposição para “ajudar a fortalecer o SUS em todos os aspectos, principalmente no que tange às ações educativas em saúde”. A gestora explicou que a Eapsus é uma das escolas mantidas pela Fepecs, voltada para a parte pedagógica e de aperfeiçoamento dos servidores da rede pública.

A expectativa é que as experiências exitosas da escola sejam replicadas no norte do país | Foto: Divulgação/Fepecs

À frente da Escola há quatro meses, a diretora Fernanda Monteiro ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas gerências que compõem a Eapsus e destacou que “tem muito mais peso estar dentro da estrutura de uma Fundação”. Ela enfatizou que a Escola possui 79 cursos na plataforma EAD desde 2020, quando precisou instituir o modelo por conta da pandemia. De lá para cá já são cerca de 40 mil inscritos na plataforma, interessados em obter qualificação nos mais diversos temas direcionados à saúde.

Como funciona

A Eapsus recebe a solicitação de cursos formalizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, a partir daí, realiza reuniões com a área demandante (se houver) e área técnica responsável pelo assunto, para montar um roteiro até o produto final, que é o curso solicitado.

A escola também faz um monitoramento das necessidades do território de acordo com um Plano Diretor, que indica quais temáticas precisam estar inseridas nos cursos de aperfeiçoamento. Além disso, são feitas ações educativas periódicas para conhecer e adequar às demandas dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs).

Em 2019, a Eapsus avançou nas ações educativas e quase triplicou os números, passando de 28 para 67 num curto período de tempo, graças ao empenho e comprometimento da equipe que trabalha para levar conhecimento e qualificação aos servidores. Também é atribuição da escola realizar oficinas diagnósticas das necessidades dos cursos, uma ferramenta que possibilita preencher lacunas e fragilidades nos serviços de saúde da rede pública, e que proporciona organizar treinamentos contínuos.

Troca de experiências

As visitantes do Estado do Acre falaram sobre as dificuldades que encontram na adesão dos profissionais daquela secretaria às capacitações oferecidas, e ficaram impressionadas com a quantidade de opções que encontraram na plataforma EAD da Eapsus, que é aberta para todos, bastando criar uma conta com login e senha para ter acesso.

A diretora da Eapsus se comprometeu a “apoiar na criação da Escola de mesmo modelo no estado do Acre” e destacou que “a educação permanente deve receber toda atenção dos gestores da saúde, pois é essa capacitação que faz diferença na área assistencial”.

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O encontro foi considerado muito positivo e uma oportunidade de trocar experiências sobre o modelo de saúde em dois estados diferentes, com peculiaridades e prioridades diversificadas. As gestoras ainda terão outros momentos futuros para debater e discutir novas ideias e conhecimentos adquiridos.

Seminário

Na oportunidade, as gestoras também puderam entregar às visitantes as camisetas do II Seminário de Educação Permanente em Saúde, que será realizado pela Eapsus nos dias 22 e 23 deste mês. O evento também será em comemoração aos dez anos da Escola.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde