05/08/2023 às 11:08

Inscrições para Conselho da Igualdade Racial vão até esta segunda (7)

Serão escolhidos 11 representantes da sociedade civil que atuam em defesa dos direitos da população negra

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Termina na próxima segunda-feira (7) o prazo de inscrições para o processo seletivo de escolha de representantes da sociedade civil na composição do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus). O mandato será para o biênio 2023-2025.

Serão preenchidas 11 vagas, para atuação da promoção da igualdade racial, em defesa dos direitos da população negra e demais grupos étnicos raciais não hegemônicos e suas manifestações religiosas, culturais e sociais.

Para concorrer à seleção, é importante preencher todos os requisitos previstos no edital | Arte: Sejus

A habilitação das organizações inscritas será realizada mediante análise dos documentos de inscrição indicados no edital, que deverão ser entregues das 9h às 17h, na sede do Codipir – Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), Quadra 1, Lote C – Edifício Comércio Local.

Fazem parte do processo de seleção as etapas de inscrição, julgamento, habilitação, votação e proclamação final. Os prazos podem ser consultados no edital.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Requisitos de participação

As organizações da sociedade civil do DF interessadas em participar do processo de seleção devem preencher alguns requisitos, como pertencer a entidades, instituições, organizações não governamentais e ter, no mínimo, três anos de existência. Também é preciso comprovar atuação na promoção da igualdade racial, em defesa dos direitos da população negra e demais grupos étnicos raciais não hegemônicos e suas manifestações religiosas, culturais e sociais. 

Comissão de seleção

O processo de escolha das instituições será conduzido pela comissão de seleção, constituída por seis integrantes: presidente do conselho, três membros lotados na Sejus (um deles indicado pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial) e dois conselheiros integrantes da atual gestão e representantes de órgãos públicos elencados no art. 4º da Lei Distrital nº 6.789/2021.

*Com informações da Sejus