07/08/2023 às 17:59

Segunda Pegada Agroecológica de São Sebastião começa nesta terça-feira

Emater-DF promove evento de olho no potencial da produção agroecológica e orgânica na região

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Emater-DF realiza, entre os dias 8 a 12 de agosto, a segunda edição da Pegada Agroecológica, na região rural de São Sebastião. São cinco dias de atividades voltadas para o cultivo nos sistemas orgânico e agroecológico, um potencial muito forte da região. As atividades programadas buscam uma integração entre o rural e o urbano, além de abordar temas produtivos e questões sociais, ambientais e culturais da região.

[Olho texto=”“Elaboramos uma programação bastante diversa, que transcenda a produção rural e trabalhe também aspectos artísticos, culturais e a preservação ambiental”” assinatura=”Lídia Jardim, gerente do escritório local da Emater em São Sebastião” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nesta segunda edição, o público rural e o urbano serão contemplados com diversas atividades que vão desde as técnicas de produção orgânica e agroecológicas, por meio de palestras, conversas e oficinas, até a comercialização de produtos, exposição, excursão e o colha e pague. Elaboramos uma programação bastante diversa, que transcenda a produção rural e trabalhe também aspectos artísticos, culturais e a preservação ambiental”, afirmou a gerente do escritório local da Emater-DF em São Sebastião, Lídia Jardim.

A região de São Sebastião tem, atualmente, o maior número de agricultores com certificação orgânica, sendo um total de 77 produtores certificados, o que corresponde a 30% dos produtores orgânicos do DF. De acordo com a gerente Lídia Jardim, a Emater-DF tem atuando em São Sebastião para promover a produção orgânica e sustentável visando transformar a região num polo produtor de alimentos orgânicos ou de base agroecológica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

São destaques do evento o seminário Comunidades Rurais Sustentáveis de São Sebastião, as oficinas sobre os temas “Implantação de quintal produtivo urbano” e “Uso da cama de frango como renda extra na propriedade”; e as conversas sobre cultivo de alecrim e lavanda como fonte de renda na agricultura familiar e sobre a importância do meio ambiente associada à geração de renda em pequenas propriedades.

O público urbano também poderá participar da semana de atividades, por meio das feiras e do colha e pague do morango, que encerra a semana, no sábado (12). Acesse aqui a programação.

*Com informações da Emater-DF