09/08/2023 às 18:53, atualizado em 09/08/2023 às 20:48

Exposição Vela para Todos leva universo náutico a pessoas com deficiências

Metrô-DF recebe o projeto social que ensina pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual a velejar em barcos de fácil manuseio e totalmente adaptados

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abriu a Estação 112 Sul para receber o projeto-exposição Vela para Todos, promovido pela Federação Brasiliense de Vela Adaptada. Dois barcos ficarão expostos na estação 112 Sul até o dia 18 de agosto.

Um barco de 3 metros armado com mastro e vela está instalado próximo à Secretária da Pessoa com Deficiência do DF, no jardim suspenso, em suporte para evitar danos às plantas. Além deste, outro barco também estará em exposição na área paga da estação, em frente à escada rolante, local de grande circulação de usuários do metrô.

Um barco de 3 metros, armado com mastro e vela, está instalado próximo à Secretaria da Pessoa com Deficiência, no jardim suspenso | Foto: Metrô-DF/ Divulgação

A parceria com o Metrô-DF, por meio do projeto Saúde nos Trilhos, conduzido pela Gerência de Projetos Especiais, foi firmada com o objetivo de agregar pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual para melhora na qualidade de vida, ensinando-as a velejar em barcos de fácil manuseio e totalmente adaptados para pessoas com deficiência, como forma de lazer ou esporte.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O gestor do projeto social Vela para Todos, Mauro Osorio, afirma que “o propósito da parceria com o Metrô é, além do apoio importantíssimo da instituição, a divulgação, em local de grande fluxo, de um programa social gratuito de atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias por meio de atividades com barcos a vela adaptados no Lago Paranoá.”

“A sensibilidade e o elevado grau de responsabilidade social do metrô fizeram com que a parceria se desenvolvesse de maneira assertiva e focada no atendimento de qualidade ao próximo, demonstrando o engajamento da companhia com os mais nobres anseios da população da capital”, comenta Mauro.

*Com informações do Metrô-DF