10/08/2023 às 18:19

Iniciativa destaca felicidade e autocuidado no trabalho

Equipe do Hospital da Criança de Brasília José Alencar participa de programação voltada à segurança dos funcionários e ao bem-estar no ambiente profissional

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A felicidade no cotidiano do trabalho é possível, segundo a psicóloga Ana Cláudia Bacellar, que apresentou a tese dela aos funcionários do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Eles participam, até esta sexta-feira (11), da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do HCB. Na 11ª edição, o evento tem como tema Autocuidado: cultive essa ideia, trazendo um olhar mais direcionado ao âmbito emocional da vida dos profissionais.

Em sua 11ª edição, o evento tem como tema “Autocuidado: cultive essa ideia”, trazendo um olhar mais direcionado ao âmbito emocional da vida dos profissionais | Foto: Divulgação/HCB

A preocupação com as emoções chamou a atenção do público com a palestra Felicidade e bem estar no trabalho, é possível?. Para demonstrar porque a resposta é positiva, a psicóloga Ana Cláudia Bacellar explicou aos funcionários que cada pessoa tem uma definição própria do que é a felicidade, e ressaltou que ser feliz não significa que não haverá situações negativas na vida. “A maneira como encaramos as adversidades é que vai impactar a nossa felicidade. Se adotamos um comportamento vitimista, de autopiedade, não tem como ter algum tipo de qualidade de vida, porque os seus pensamentos é que vão alimentar isso”, afirmou.

Bacellar deu dicas para se alcançar uma vida mais feliz. As orientações incluíam cuidados com alimentação, meditação e o hábito de se fazer gentilezas para outras pessoas, entre outras ações. Segundo a palestrante, as atividades aconselhadas favorecem a produção de hormônios do prazer, potencializando o bem-estar.

A palestra cativou a assistente de suprimentos do HCB Andrea Brandão: ela se interessou pelo tema por se tratar de um assunto que impacta tanto a vida pessoal quanto o ambiente profissional. “Estando bem pessoalmente, você também estará bem no trabalho. Pode até ser que você não fale dos seus problemas aqui, mas se você não estiver bem em casa, o seu estado espiritual e de humor interfere no trabalho”, disse.

[Olho texto=”Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) segue até esta sexta-feira (11)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Outra palestra realizada durante a Sipat foi Autocuidado além do óbvio. A neuropsicóloga Thais de Oliveira estimulou os funcionários a refletir sobre as diferentes áreas da vida que precisam de atenção. “Quando olhamos para dentro, será que percebemos o que estamos acumulando emocionalmente? Muitas vezes, só percebemos quando o corpo começa a dar sinais”, afirmou, explicando que crises de ansiedade, taquicardia, sudorese e palpitação podem ser formas do corpo expressar que há algo errado. Abordando questões como tempo suficiente de sono e prática de atividade física, ela orientou o público a fazer alterações na rotina para promover o autocuidado, mas explicou que a frustração por não conseguir cumprir todos os planos também é parte desse processo.

Sipat

A Sipat é realizada anualmente, com temas que se relacionam à qualidade de vida no trabalho. Voltada a todos os funcionários – incluindo os que atuam na assistência, setores administrativos e profissionais terceirizados -, também é uma forma de conscientização sobre os acidentes de trabalho. Durante o evento, a superintendente-executiva do HCB, Valdenize Tiziani, contou que o Brasil registra um desses acidentes a cada minuto, mas que o Hospital se esforça para evitar que eles aconteçam. “Há situações que estão completamente fora do nosso controle, mas o Hospital da Criança de Brasília tem o compromisso de entregar, para todos vocês, todas as condições de trabalho para que isso seja diminuído. Não há segurança do pacientes se não tivermos segurança do trabalhador”, garantiu Tiziani.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o assistente de compras do HCB Jorge Luiz, a escolha do tema da Sipat foi bastante acertada. “Nunca paramos para ver o cuidado que temos conosco, então é bom ter essa lembrança”. Ele também acompanha as ações contínuas do Hospital para manter a segurança. Uma delas é o Minuto da Prevenção, em que brigadistas orientam todos os funcionários sobre como agir em situações de perigo que podem ocorrer. “Todos os meses, a brigada traz temas bem úteis: choque elétrico, desengasgo de bebês etc.”, lembrou.

Iniciada na segunda-feira (7), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) segue até esta sexta-feira (11). Até o final do evento, os profissionais que atuam no hospital podem desfrutar de atividades, como exame de pressão ocular, bioimpedância e massagens relaxantes.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)