10/08/2023 às 15:59, atualizado em 10/08/2023 às 18:31

Pessoas com deficiência serão tema de oficina do Plano Diretor

Evento será na próxima quinta-feira (17), a partir das 19h, na sede da Seduh

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Quer construir um Distrito Federal mais inclusivo para as pessoas com deficiência (PcD)? Se a resposta for sim, então compareça ao debate sobre o tema na 22ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que guiará o desenvolvimento do DF nos próximos dez anos.

[Olho texto=”“O Pdot trará diretrizes gerais que contribuirão para a qualidade de vida da população PcD, como a distribuição justa de equipamentos públicos que são de suporte à vida, a exemplo dos de saúde e lazer”” assinatura=”Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) convida toda a população a discutir o assunto na próxima quinta-feira (17), às 19h, na sede da pasta, localizada no Setor Comercial Norte (SCN), Edifício Number One, Quadra 1, 18º andar. O objetivo é ouvir as sugestões da sociedade na revisão do planejamento territorial para criar um Plano Diretor que torne o DF mais acessível, acolhedor e integrado para todos.

“Quando trazemos a discussão das pessoas com deficiência para a revisão do Pdot, trazemos princípios que devemos considerar para a construção da cidade que não restrinjam a locomoção, a vivência e o uso dos espaços por essas pessoas”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, Mário Pacheco. “O Pdot trará diretrizes gerais que contribuirão para a qualidade de vida da população PcD, como a distribuição justa de equipamentos públicos que são de suporte à vida, a exemplo dos de saúde e lazer”, ressalta.

[Olho texto=”“Convido todas as pessoas com deficiência do DF a comparecerem à oficina, que está aberta para escutar as demandas de todos que se importam com a causa das PcD. É o momento para mostrarmos como Brasília poderá incluir as pessoas com todas as deficiências e suas famílias”” assinatura=”Eduardo Moreira, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB-DF, subseção de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para Eduardo Moreira, que é PcD e presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) subseção de Taguatinga, a oficina do Plano Diretor é uma oportunidade de o governo ouvir a população.

“Convido todas as pessoas com deficiência do DF a comparecerem à oficina, que está aberta para escutar as demandas de todos que se importam com a causa das PcD. Queremos excelentes calçadas, banheiros acessíveis, elevadores nas estações de metrô e espaços compartilhados nas vias. É o momento para mostrarmos como Brasília poderá incluir as pessoas com todas as deficiências e suas famílias”, comenta Moreira.

Caso não seja possível comparecer presencialmente, o evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, o Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

No início da oficina, haverá uma explicação do que é o Pdot e uma exposição sobre o tema. Depois os participantes serão separados em grupos para discutir o assunto. Ao final, um representante de cada grupo apresentará o resumo das sugestões debatidas. As informações fornecidas serão analisadas e consideradas na produção do Plano Diretor.

Ao todo, são 53 oficinas organizadas pela Seduh neste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos são voltados a segmentos da sociedade, outros 35 são sobre cada uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço

? Pessoas com Deficiência
Data: 17/8 (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Sede da Seduh, Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh

Próximas oficinas
? 19/8, às 9h, para a Região Administrativa do SCIA/Estrutural
? 24/8, às 19h, para a Região Administrativa do Lago Sul
? 26/8, às 9h, para a Região Administrativa de Samambaia
? 29/8, às 19h, para o segmento reforma agrária, agricultura familiar e democratização do acesso à terra.

*Com informações da Seduh