11/08/2023 às 10:43, atualizado em 11/08/2023 às 13:39

Depois de 25 anos, Brasília receberá a Copa do Mundo do tênis feminino

O time Brasil BRB enfrentará a Coreia do Sul, em 10 e 11 de novembro, na Billie Jean King Cup, que será realizada na Arena BRB

Por Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Já está definido. Brasília vai sediar o confronto entre o time Brasil BRB e a Coreia do Sul, em 10 e 11 de novembro, pelos playoffs da Billie Jean King Cup by Gainsbridge, na Arena BRB.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio do Buriti, durante coletiva de imprensa, que reuniu o governador Ibaneis Rocha, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; o secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro; o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, e a tenista Carolina Meligeni.

Coletiva de imprensa sobre a escolha de Brasília como cidade-sede na Billie Jean King Cup by Gainsbridge, principal torneio mundial do tênis feminino | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A capital federal está definitivamente de volta ao calendário dos eventos internacionais. Além de estar sediando, nesta semana, o torneio feminino ENGIE Open – ITF W80, Brasília volta a receber um confronto da Billie Jean King Cup após 25 anos. A última vez que realizou o evento foi em 1998, na extinta Academia de Tênis.

“É um grande orgulho para o Distrito Federal receber a Billie Jean King Cup, ainda mais neste momento em que o tênis feminino brasileiro reassume seu protagonismo. O time Brasil BRB terá a grande oportunidade de chegar ao Grupo Mundial deste certame tão tradicional, que está completando 60 anos. Estamos na torcida pelo Brasil, na certeza que teremos um grande evento em nossa cidade”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

“O BRB é o principal apoiador do tênis brasileiro, e poder receber em Brasília a seleção feminina de tênis no torneio mais importante, o campeonato mundial Billie Jean King Cup, é motivo de orgulho para nós e todos os brasilienses. Estamos muito felizes em ser anfitriões desse evento prestigiado em todo o mundo”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente da CBT, Rafael Westrupp, lembrou que a entidade não poupou esforços para atender as necessidades técnicas do Time Brasil BRB e que Brasília ofereceu todas as condições para a realização da Billie Jean King Cup.

“A CBT, sempre com a premissa de buscar as melhores condições técnicas de acordo com a demanda da comissão técnica, seja da Billie Jean King Cup, seja da Copa Davis, quando somos o país-sede, atendeu as necessidades técnicas da equipe – jogar no saibro, em quadra aberta e com altura. E a cidade que se adequou 100% nas condições técnicas e com aporte financeiro para viabilidade econômica do evento foi Brasília, por meio do governo do Distrito Federal e do Banco BRB. Tenho certeza que será um grande evento”, reforçou.

Capitã do Time Brasil BRB, Roberta Burzagli comentou sobre a escolha de Brasília como cidade-sede: “Sempre foi uma preocupação da CBT atender todas as necessidades da equipe, e tenho certeza que Brasília atende todas as condições que solicitamos para enfrentar a Coreia do Sul. O tênis feminino vive um grande momento, e queremos trazer toda essa energia para a Billie Jean King Cup em Brasília”.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB – patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da Engie Brasil Energia, com copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas, apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Depois de 25 anos, Brasília receberá a Copa do Mundo do tênis feminino