11/08/2023 às 14:21, atualizado em 11/08/2023 às 15:45

Governador defende liberdade religiosa em evento no Dia do Advogado na OAB

Ibaneis Rocha foi homenageado com uma placa, nesta sexta-feira (11), em reconhecimento à atuação do GDF em respeito à diversidade de crenças

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O trabalho desenvolvido no Governo do Distrito Federal (GDF) em respeito e defesa à diversidade religiosa na capital federal foi reconhecido durante evento promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta sexta-feira (11), data em que se celebra o Dia do Advogado. Na ocasião, o governador Ibaneis Rocha recebeu uma placa que destaca o compromisso do líder do Executivo na condução da liberdade religiosa no Distrito Federal, onde há uma grande pluralidade de crenças convivendo no mesmo espaço.

“Em primeiro lugar, para mim, é um orgulho muito grande estar aqui no Dia do Advogado dentro do Conselho Federal da Ordem, um local onde eu dediquei vários anos da minha vida”, afirmou o governador. Formado em direito há 30 anos, Ibaneis Rocha atuou como advogado até se candidatar ao Palácio do Buriti e vencer as eleições em 2018 e, depois, novamente, em 2022. Presidiu a seccional da OAB-DF de 2013 a 2015 e também foi diretor do Conselho Federal e corregedor-geral da entidade.

O governador Ibaneis Rocha recebeu uma placa que destaca o compromisso do líder do Executivo pela liberdade religiosa no DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“Nós sabemos os grandes problemas que já tivemos, inclusive aqui no Distrito Federal em governos anteriores, com imagens quebradas e templos queimados. Graças a Deus, nós ultrapassamos todos esses momentos e hoje vivemos uma paz religiosa e isso tem que ser ressaltado. Nós vivemos aqui com todas as matizes e as entidades religiosas e todos aqueles representantes das mais diversas religiões dentro de uma paz total”, emendou.

O governador lembrou que no início da primeira gestão foi criada a Coordenação de Assuntos Religiosos para atuar ampliando o debate sobre os templos e combatendo a intolerância religiosa. De 2019 a 2023, o GDF regularizou 300 templos com a entrega de escrituras que garantiram a segurança jurídica para que os espaços pudessem desenvolver suas atividades de forma regular junto à comunidade.

A iniciativa veio da experiência de Ibaneis Rocha na própria Ordem dos Advogados. Quando presidiu a seccional do Distrito Federal e também criou a Comissão Especial de Liberdade Religiosa, entidade que o homenageou durante a solenidade.

Homenagem

A entrega da honraria ocorreu durante a programação do evento “O Papel da Advocacia na Promoção da Liberdade Religiosa” realizado pelo Conselho Federal em parceria com a JRCLS – J. Reuben Clark Law Society (Associação de Advogados J. Reuben Clark), por intermédio da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do CFOAB, e as Comissões de Liberdade Religiosa das Seccionais: OAB-PI, OAB-PE, OAB-PR, OAB-SP e OAB-BA. O objetivo do seminário é debater o direito da liberdade de crença e culto e do estado laico, além de difundir a cultura de paz e promover o diálogo inter-religioso no Brasil.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do Conselho Federal da OAB, Valdetário Monteiro, revelou que aproveitou a oportunidade do evento e a data especial para prestar esse tributo ao governador do DF.

“O governador, quando presidente da OAB-DF e diretor do Conselho Federal, sempre prestigiou a liberdade religiosa e debateu o tema. Então, a comissão resolveu prestar essa homenagem para alguém que cuida de forma eficiente de mais de 130 embaixadas que trazem religiões diferentes que convivem democraticamente em Brasília”, explicou. “Acho que é uma justa homenagem que vem da advocacia no Dia do Advogado pelos atos que o governador já praticou”, acrescentou.

Para o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, a concessão da placa reconhece os feitos do governador Ibaneis Rocha tanto na área da advocacia brasileira, como na condução do Governo do Distrito Federal. “Faço coro às palavras do presidente Valdetário sobre o currículo da pessoa do governador Ibaneis Rocha. Há de ser reconhecida pelos nossos mais de 1 milhão de advogados os feitos do governador”, disse.

“E, em nome da advocacia do Brasil, parabenizo a iniciativa da comissão de trazer luz ao papel da advocacia de promover a liberdade religiosa no seio da nossa instituição, onde temos o dever de discutir e propagar aquilo que a nossa Constituição Federal garante”, defendeu Simonetti.

O diretor da Área Brasil da Associação de Advogados J. Reuben Clark, Odacyr Carlos Prigol, encerrou o evento agradecendo ao governador. “Só posso encerrar um evento dessa envergadura com uma palavra: gratidão. Gratidão ao nosso governador Ibaneis por patrocinar a defesa da liberdade religiosa, que é tão fundamental a todos nós”, afirmou.

Governador defende liberdade religiosa em evento no Dia do Advogado na OAB