15/08/2023 às 17:25

Restaurantes comunitários promovem ação para incentivar amamentação

Em alusão à campanha Agosto Dourado, as unidades prepararam murais e fôlderes, além de veicular vídeo explicativo sobre o tema. Nutricionistas também orientam o público

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Incentivar o aleitamento materno e mostrar os benefícios da amamentação para mãe e para o bebê. Esses são os objetivos da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) deste mês nos restaurantes comunitários do Distrito Federal. O intuito da ação é aproveitar que muitas famílias frequentam os restaurantes e utilizar o espaço para divulgar informação correta e de qualidade.

Em alusão à campanha nacional Agosto Dourado, de incentivo à amamentação, as unidades prepararam para esta terça-feira (15) – considerado o ‘Dia D’ da ação – murais e fôlderes, além de veicular vídeo explicativo sobre o tema. As nutricionistas dos restaurantes comunitários também orientam os usuários.

Ação de conscientização contou com fôlderes, vídeos e cartazes explicativos sobre a importância da amamentação | Fotos: Sedes/ Divulgação

“As ações de EAN são realizadas com esse de intuito de conscientizar a população sobre a importância de manter bons hábitos, de levar de informação adequada para que eles tenham autonomia. E o Agosto Dourado é o mês de reforçar o papel da amamentação para o crescimento saudável do bebê e incentivar a doação de leite materno”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“Nós sabemos que muitas mães saem para trabalhar quando a criança tem 4 meses. Com esse tema, podemos, por exemplo, orientar sobre como armazenar o leite materno da forma correta, com os potinhos, para que o bebê não fique sem se alimentar quando a mãe está fora de casa. Falamos também da capacidade estomacal do recém-nascido para esclarecer que não existe leite fraco, que a quantidade é adequada, além de ter os nutrientes necessários”, explica a nutricionista do Restaurante Comunitário do Riacho Fundo II, Mayara Régia, uma das responsáveis pelo material de divulgação deste mês.

[Olho texto=”“O Agosto Dourado é o mês de reforçar o papel da amamentação para o crescimento saudável do bebê e incentivar a doação de leite materno”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

O material de EAN reforça a importância do aleitamento materno para o crescimento saudável do bebê, estimula as mães a amamentarem e incentiva a doação de leite maternos nos 10 bancos de leite humano públicos do DF.

“O tema do Agosto Dourado mesmo não é só para as mães, para as mulheres, ajuda também os pais, os homens, os familiares para que eles também incentivem a amamentação e ajudem a mulher nesse momento, em que a mãe precisa se alimentar bem, se hidratar, ter repouso. Então, todo auxílio em casa é válido”, reitera a nutricionista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Moradora de Samambaia Sul, Ana Maria Borges tem quatro filhos e três netos e promete levar a informação para dentro de casa. “Essa mesa falando da amamentação está lindíssima. Tenho três netinhos, um deles tem dois meses. Minha nora está amamentando, vou levar esse fôlder para ela ler. Usar esse espaço aqui no restaurante é genial”, conta.

Nesta terça, o cardápio do almoço dos 15 restaurantes comunitários foi coxa e sobrecoxa de frango assadas ao molho de açafrão, acelga e beterraba, polenta, arroz, feijão, e salada de frutas de sobremesa.

As ações de Educação Alimentar e Nutricional são realizadas mensalmente, com temas diversos, sempre com foco na segurança alimentar e nutricional e na conscientização do cidadão.

*Com informações da Sedes