16/08/2023 às 13:00, atualizado em 16/08/2023 às 13:54

Curso de cuidador de idosos tem inscrições abertas

Etesb abre 20 vagas para a capacitação, com carga horária de 160 horas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) está com inscrições abertas para o curso de cuidador de idosos. A oportunidade é para pessoas maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e tenham interesse no assunto.

Com carga horária de 160 horas, a capacitação será dividida em aulas presenciais e online durante um período de dois meses, a partir de 5 de setembro. Os encontros presenciais serão às terças-feiras intercaladas e às quintas-feiras semanais. Já as aulas online serão às quartas-feiras, semanalmente, e terças-feiras alternadas com as presenciais.

A formação de cuidador de idosos pode ser feita por qualquer pessoa da comunidade, sem ser exigida formação na área de saúde | Mariana Raphael/Arquivo Agência Saúde

De acordo com a chefe do Núcleo de Cursos Técnicos da Etesb, Anna Cristina Moreira, esse é um curso muito procurado pela população do DF. “Por conta da pandemia, ficamos um tempo sem as aulas e sempre éramos questionados por email e ligação. Estamos felizes de voltar porque a demanda é muito grande”, conta.

[Olho texto=”“Nem todo mundo tem acesso a um curso como esse se tiver que pagar. A escola também cumpre o papel de levar educação gratuita e de qualidade aos moradores do DF”” assinatura=”Anna Cristina Moreira, chefe do núcleo de cursos técnicos da Etesb” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio de processo seletivo simplificado, as 20 vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de inscrição. Além disso, a turma também vai contar com alunos oriundos do Instituto Federal de Brasília (IFB), que é parceiro da Etesb.

A formação não se restringe aos profissionais de saúde e as vagas são abertas para toda comunidade. Ao final do curso, é emitido um certificado de conclusão. “Muitas pessoas utilizam os conhecimentos adquiridos para cuidar de um idoso da família, de um ente querido. Nem todo mundo tem acesso a um curso como esse se tiver que pagar. A escola também cumpre o papel de levar educação gratuita e de qualidade aos moradores do DF”, ressalta Anna Cristina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para se inscrever, o candidato deve anexar ao formulário cópias do documento oficial de identificação (frente e verso), CPF e certificado de conclusão do ensino fundamental II ou equivalente.

Cronograma

? Inscrição: De 16 a 23 de agosto
? Resultado e convocação para matrícula: 25 de agosto
? Matrícula (presencial na secretaria de cursos da Etesb): De 28 de agosto a 1º de setembro.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)