16/08/2023 às 14:15

Oficina orienta sobre boas práticas de inovação no serviço público do DF

Mentoria, lançada pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), é multidisciplinar e voltada a todos os servidores do GDF

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou, nesta terça-feira (15), durante a programação da 1ª Semana de Controle Social, a oficina Governança de Serviços. A primeira turma reuniu-se no Laboratório de Inovação da Escola de Governo (Egov). A mentoria é multidisciplinar e voltada para servidores públicos do Governo Distrito Federal (GDF).

“A ideia é que os servidores aprendam boas práticas de inovação para o redesenho de serviços públicos, colocando o cidadão, a pessoa que utiliza os serviços governamentais, no centro da tomada de decisão”, afirma o controlador-geral do DF, Daniel Lima. Ele explicou que a oficina é elaborada pela Ouvidoria-Geral do DF, unidade da CGDF, e que, em 2023, haverá duas turmas com mentoria de três meses após a aula inicial. A segunda turma vai se reunir na próxima semana.

Participantes aprendem, na oficina Governança de Serviços, boas práticas de inovação para o aperfeiçoamento dos serviços públicos | Fotos: Divulgação/CGDF

“O propósito da oficina é transformar os serviços públicos com base nas necessidades das pessoas e melhorar suas vidas. Vamos trabalhar com as melhores práticas de inovação, aplicadas a casos reais. Entregaremos uma caixa de ferramentas para os órgãos do GDF, e a melhor aplicação ficará a critério de cada pasta”, afirma a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

[Olho texto=”“A oficina é muito divertida e descontraída, mas ao mesmo tempo nos traz ensinamentos muito valiosos que poderemos levar para a nossa instituição, conhecendo melhor o nosso local de trabalho e podendo propor inovações”” assinatura=”Gabriela Gontijo, servidora da Procuradoria Jurídica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O importante é conseguirmos levar o cidadão para o centro da tomada de decisão, colaborando com o processo de identificação de problemas e definição de soluções, além de disseminar a cultura de linguagem simples”, complementa.

Participaram da primeira turma da oficina representantes do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), do Detran-DF, da CGDF e das secretarias de Educação e (SEE) de Segurança Pública (SSP). Os participantes tiveram a oportunidade de iniciar a aplicação de metodologias de inovação ao redesenho de um serviço do próprio órgão ali representado. Os conceitos aprendidos serão aplicados a casos reais durante os três meses de mentoria. Os participantes apresentarão um protótipo que será desenvolvido até o final da capacitação.

A servidora pública Gabriela Gontijo, que atua na Procuradoria Jurídica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), achou a experiência inovadora: “Somos a primeira turma da Egov nessa matéria. A oficina é muito divertida e descontraída, mas ao mesmo tempo nos traz ensinamentos muito valiosos que poderemos levar para a nossa instituição, conhecendo melhor o nosso local de trabalho e podendo propor inovações”.

A oficina terminará com uma aula magna em 31 de outubro, quando os órgãos apresentarão o resultado do trabalho desenvolvido a partir das aulas e da mentoria.

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Semana de Controle Social

A Semana de Controle Social da CGDF começou na segunda (14) e termina na sexta (18), com diversas ações para apresentar os conceitos relacionados ao tema e divulgar as ações e projetos desenvolvidos pela Controladoria. Nessa terça-feira (15), além do lançamento da oficina Governança de Serviços, foi publicado no Instagram e no YouTube da CGDF o primeiro vídeo da série Minuto Controle Social. São vídeos curtos, com cerca de um minuto, para ensinar o que é controle social e como as pessoas podem praticá-lo.

A abertura da Semana de Controle Social também foi marcada pelo lançamento do site Controle Social. No espaço virtual, os interessados têm acesso a cursos oferecidos sobre o tema, projetos e premiações criados pela CGDF, além de um quiz divertido para testar os conhecimentos sobre controle social.

Serviço

Cronograma da oficina Governança de Serviços

Turma 1 – Eu tenho coragem

1ª etapa: dias 15 e 17 deste mês
2ª etapa: 5 e 6 de setembro
3ª etapa: 26 e 28 de setembro
4ª etapa: 17 e 19 de outubro
5ª etapa: 31 de outubro.

Turma 2 – Eu faço a diferença

1ª etapa: dias 22 e 24 deste mês
2ª etapa: 12 e 14 de setembro
3ª etapa: 3 e 5 de outubro
4ª etapa: 24 e 26 de outubro
5ª etapa: 31 de outubro.

*Com informações da CGDF