17/08/2023 às 16:20

Hospital da Criança oferece curso de Libras aos funcionários

Profissionais aprenderam a se comunicar com crianças e acompanhantes surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, de maio a agosto, a segunda edição de seu curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos funcionários. Profissionais da enfermagem, do atendimento e da segurança participaram das aulas, aprendendo, principalmente, o vocabulário referente à rotina hospitalar.

Essa é a segunda turma com funcionários. Na primeira edição do curso, o professor foi o auxiliar administrativo do HCB Renato Falcão Júnior. Surdo, ele expressou seu orgulho pela evolução da turma e ressaltou a necessidade de mais pessoas conhecerem Libras. “É preciso aprender a se comunicar com os surdos, porque é importante para os pacientes poder dialogar com médicos, enfermeiros, vigilantes durante o atendimento”, afirmou.

Profissionais da enfermagem, do atendimento e da segurança participaram das aulas, aprendendo, principalmente, o vocabulário referente à rotina hospitalar | Foto: Divulgação/HCB

A técnica de enfermagem Leila Veras sempre quis aprender a nova língua e logo se inscreveu no curso. “Na internação, recebemos um casal de acompanhantes surdos. Estávamos nos comunicando e eles ficaram felizes em saber que tinha alguém aprendendo. Eu falava o básico, um ‘bom dia’, e já era uma felicidade”, contou Veras.

O vigilante Jerry Adriano está acostumado a orientar as famílias que vêm ao Hospital pela primeira vez. Com o curso, ele sente que pode ajudar crianças e acompanhantes surdos: “Consigo tirar uma dúvida, encaminhar para o local certo, para os procedimentos”.

A primeira turma do curso de Libras do HCB foi realizada em 2022, com participação apenas dos funcionários da equipe de atendimento nos guichês de entrada do Hospital. A partir de 2023, as vagas se ampliaram para outros funcionários que desejassem participar.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)